GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS

UNOPAR GARANHUNS

UNOPAR GARANHUNS
CLIQUE NA IMAGEM

POUSADA DA PAIXÃO - CLIQUE E CONHEÇA!

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Equipe do Itep visita Centros Vocacionais Tecnológicos, Garanhuns tá dentro!

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) inicia, na próxima segunda-feira (2), uma série de visitas a Centros Vocacionais Tecnológicos localizados no interior do Estado, visando ao fortalecimento da gestão destas unidades de capacitação, financiadas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e geridas pelas prefeituras.

As visitas acontecerão logo após o I Encontro de Gestores dos Centros Vocacionais Tecnológicos de Pernambuco, promovido pelo Itep nos dias 27 e 28 deste mês, em Caruaru, realizado de forma simultânea com a I Oficina Pedagógica “Modelos de Gestão e Projeto Político Pedagógico para os CVTs: construindo e fortalecendo caminhos”.

Os municípios a serem visitados serão: Cupira, Palmeirina, Timbaúba, Ferreiros, Trindade, Araripina, Bom Jardim, Bonito, Goiana, Agrestina, Surubim, Salgueiro, Floresta, Serra Talhada, Garanhuns, Taquaritinga do Norte, Cortês, São Joaquim do Monte, Frei Miguelinho,Barra de Guabiraba e Riacho das Almas.
Os trabalhos serão realizados por equipe da Superintendência de Inovação Tecnológica (Sitep) do Itep, sob orientação da assessora pedagógica da Sitep, Iracema Pedrosa. As visitas aos Centros Vocacionais Tecnológicos também se destinam a auxiliar na elaboração de Projeto Político Pedagógico (PPP) para cada  um dos CVTs. Serão aplicados questionários para diagnóstico e avaliação do quadro situacional de cada CVT.

Serão aplicados questionários junto a gestores dos CVTs, a gestores públicos e ao segmento empresarial. O primeiro para diagnosticar e identificar as demandas do segmento público, entre elas o nível de articulação política e os programas de apoio e formação profissional/apoio educacional, caso possua. O segundo servirá para identificar as demandas das associações e entidades locais, se possuem programas beneficentes e se as mesmas têm conhecimento da existência dos CVTs.

O questionário de demandas do segmento empresarial será mais completo, buscando identificar a escolaridade dos funcionários e o nível de formação, além de cargos e cargos e funções técnicas da empresa, como atribuições, formação desejada, atividades desenvolvidas. Também deverão ser avaliados itens como programa de qualificação ofertado aos funcionários.

Após este levantamento situacional, explica Iracema Pedrosa, a meta é elaborar e concluir as PPPs até o final do ano, que deverão incluir, pelo menos, a realização de um curso técnico de qualificação para as unidades que possuem CVTs.
.
Agora comigo: uau! E aí?!?! Eu num entendi nada! Achei bonito! Mas entender mermo!!! nadica de nada. Isso tudo de palavra bonita quer dizer o quê???
Quem me mandou foi minha colega blogueira lá de Gravatá, a competente Fernanda Tavares!
O que eu não entendi foi assim: Na prática... Na prática...
.

Política em Bom Conselho pega fogo!

Recebemos da Prefeita Judith Alapenha a seguinte nota da Câmara de Vereadores de Bom Conselho. Deixamos o blog receptivo a qualquer esclarecimento da Terra do papacaça!
.
A Câmara Municipal de Bom Conselho, através de seu Presidente, Vereador Francisco Bento Soares, tendo em vista as acusações levianas formuladas pelo edil Gilmar Aleixo em entrevista veiculada no Programa "Show da Manhã" da Rádio Papacaça AM, vem a público esclarecer o que segue:
1. Inicialmente, importante ressaltar que, apesar de requerida a veiculação da presente Nota de Esclarecimento via Rádio Papacaça AM, durante o Programa "Show da Manhã", onde o vereador Gilmar Aleixo proferiu as mais gritantes acusações em desfavor dos que compõem a Câmara Municipal de Bom Conselho, em especial do seu Presidente, Vereador Francisco Bento Soares, aquela emissora de rádio, ao arrepio da previsão estatuída no artigo 5°, inciso V, da Constituição Federal, a qual garante o Direito de Resposta, numa atitude reprovável, de cunho eminentemente antidemocrático e violador, inclusive, dos Termos da sua Concessão, haja vista serem os sinais radiofônicos patrimônio público, meramente cedido à exploração comercial, negou a veiculação da presente Nota em sua programação, exigindo Determinação Judicial para tanto.
 
2. Ciente de que o Poder Judiciário possui causas mais urgentes para serem apreciadas, buscou o Poder atacado outra emissora de rádio para veiculação da presente Nota.

3. Quanto ao conteúdo das denúncias, mister frisar: não é a expressão da verdade as acusações de que o Chefe do Poder Legislativo Municipal, Vereador Francisco Bento Soares vem se favorecendo e favorecendo vereadores deste Município com Recursos Públicos. Sabe-se que a fonte de recursos da Câmara Municipal é o duodécimo, cujo repasse é efetuado mensalmente pelo Poder Executivo a cada dia 20. Entretanto, toda e qualquer despesa deste Poder, na gestão do atual Presidente, sempre foi e continuará sendo efetivada com o mais amplo e irrestrito lastro legal.

4. No que tange ao pagamento de diárias aos vereadores deste Município, este segue as normas previstas na Lei Municipal n°. 1.117, de 07 de julho de 1997, ou seja, o supedâneo legislativo que autoriza o pagamento de diárias aos servidores públicos latosensu e agentes políticos do Município de Bom Conselho não foi criação desta Legislatura, já estando em vigor há mais de treze anos.

5. Todos os Congressos, taxados de "araque" pelo edil Gilmar Aleixo, foram de fundamental importância para o aprimoramento dos vereadores participantes, na medida em que versavam sobre assuntos intimamente relacionados com a atividade legislativa municipal.

6. Ao contrário do que informou o Vereador Gilmar Aleixo, o mesmo chegou a participar de, pelo menos, 06 (seis) Congressos desses, nos Estados da Bahia, de Sergipe e de Alagoas, os quais foram taxados pelo próprio de "Congressos de araque", tendo, inclusive, recebido as correspondentes diárias.

7. Ao contrário do que foi veiculado pelo edil Gilmar Aleixo, inexiste qualquer espécie de perseguição, o que é provado através do que foi mencionado no item 4, na medida em que o referido vereador participou de Congressos fora do Estado de Pernambuco e recebeu diárias. Se fossem tão imorais, como asseverou o Vereador Gilmar Aleixo, acreditamos que o mesmo nunca teria participado de qualquer Congresso, bem como não teria recebido as diárias.

8. Essa atitude incoerente do Vereador Gilmar Aleixo somente pode ser justificada pelo fato de lhe ter sido indeferido, nos últimos meses, pedido de diárias para participação em Congressos. O indeferimento do pedido do pagamento de diárias foi a notícia de que o vereador denunciante estaria recebendo as diárias, porém não estava participando da totalidade das palestras dos Congressos, ocasionando, portanto, desperdício de dinheiro público.

9. Os documentos comprobatórios da participação do Vereador Gilmar Aleixo nos Congressos que o mesmo chama de "araque" estão à disposição de quem os desejar na Sede do Poder Legislativo Municipal.

10. Por fim, na condição de Presidente do Poder Legislativo Municipal Bonconselhense, venho, repudiar as acusações de inércia dos Poderes Executivo e do Judiciário, bem como do Ministério Público, OAB e do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, efetivadas pelo Vereador Gilmar Aleixo, ao tempo em que reitero a mais ampla e irrestrita confiança nas mencionadas entidades, as quais sempre zelaram pelo fiel cumprimento das disposições legais.

11. Absolutamente convencidos que a população Bom-Conselhense acredita no trabalho que vem sendo desenvolvido por esta Casa do Povo, agradecemos à atenção dispensada e reiteramos nosso compromisso de bem servir aos anseios de nossos munícipes.
 
Bom Conselho (PE), em 28 de julho de 2010
 
Francisco Bento Soares Presidente
.

Olhaí: Prefeitura vai pagar agora os artistas que se apresentaram no FIG

A PREFEITURA DE GARANHUNS VAI QUITAR O PAGAMENTO DOS ARTISTAS LOCAIS QUE SE APRESENTARAM NO 20º FESTIVAL DE INVERNO, A PARTIR DESTA SEXTA-FEIRA. O ANUNCIO FOI FEITO PELO PREFEITO LUIZ CARLOS ONTEM, DURANTE COLETIVA DE AVALIAÇÃO DO EVENTO.

PREVISTOS INICIALMENTE PARA SEREM EFETUADOS NOS PRÓXIMOS MESES, O PAGAMENTO SERÁ ANTECIPADO, CONTEMPLANDO CERCA DE 300 ARTISTAS LOCAIS, ENTRE CANTORES, MÚSICOS E PESSOAL DE PRODUÇÃO.

A SECRETÁRIA DE CULTURA, GABRIELA VALENÇA CONFIRMA O PAGAMENTO DOS ARTISTAS LOCAIS QUE SE APRESENTARAM DURANTE O 20º FIG.
.
Com informações da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura
.
Agora comigo: De fato, alguma coisa aconteceu. É boa notícia demais para uma semana! Os artistas que se apresentaram no ano passado passaram meses aguardando e a previsão deste ano era de uma espera de cinco meses.
Como o investimento divulgado foi de apenas R$ 56 mil com os atuais contratos, é mais fácil pagar logo e a galera aprovar a iniciativa que ficar meses sendo criticado pela influente classe artística!
Boa iniciativa da prefeitura que, me passa a impressão, de tentar recuperar o prestígio perdido junto a população. Portanto, que continue assim, pois ainda temos dois anos e meio da atual administração, tempo suficiente para promover importantes projetos.

Pra quem gosta de poesia! E todos gostam de poesia!

Tudo bem, tudo legal,

Tudo na mesma, tudo na paz
Tédio e chatice geral
Nada de bom, nada de novo.
Nada demais e nada de novo,
Era tudo o que eu não queria
Mas que pra variar
Acontece sem eu deixar
O tempo se arrasta
As horas demoram
O dia demora a passar
Passa a hora, passa o dia
Passa o tempo devagar
Passa tempo, passa hora
Pra esse dia terminar
.
Pra ler outras poesias
É só descortinar
O blog da Fernanda
O "Colher de Chá"
Cliquem no link,
Bebam um drink (foi só pra rimar!) e...
Apareçam por lá!
 
http://youcango.blogspot.com/
.

PAVIMENTAÇÃO E DRENAGEM – Bairro Francisco Figueira será contemplado por ações da Prefeitura


O Governo de Garanhuns, empenhado na elaboração de projetos e captação de recursos para melhorar a infra-estrutura da cidade, vai realizar no bairro Francisco Figueira, a popular Cohab 2, obras de pavimentação e drenagem em oito ruas. Os trabalhos são fruto de Contrato de Repasse firmado pela Prefeitura junto ao Governo Federal.
Serão contempladas com obras de pavimentação e drenagem, as ruas Ione Tenório Monteiro, Waldir Mansur, Antonio Carlos Jobim, Miguel Arraes de Alencar e Polidoro Alves Wanderley, além da avenida Manoel Camelo e a rua Maria Bernadete Penante, estas duas últimas, que dão acesso ao Loteamento que vem sendo construído no bairro dentro do Programa Minha Casa Minha Vida. A avenida Deolinda Silvestre Valença, principal via de acesso a localidade, terá o seu complemento pavimentado e drenado. O Governo Municipal também trabalha na alocação de recursos para revitalizar o pavimento já existente naquela via.

“Nesse momento serão trabalhadas as principais vias de acesso à localidade, com a pavimentação e a implantação do Sistema de Drenagem para resolver os problemas causados pela água que escoa sobre a superfície das ruas”, explica a secretária de Planejamento, Mariana Braga.

De acordo com ela, o cronograma de execução das obras, contempladas por esse contrato, já foi iniciado com os trabalhos de recapeamento asfáltico em outras vias da cidade, já que nesse período de chuva e sol, intercalados, é mais fácil dar andamento a esse tipo de serviço. E logo que houver uma estabilidade climática, serão iniciadas as ações na Cohab 2.
.
Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura.
.
Agora comigo: Não sei se depois do constrangimento causado ao presidente da república, o prefeito mandou acelerar os serviços que estavam agendados. Já há algum tempo havíamos informado que estavam para começar esses investimentos em ruas de vários bairros de Garanhuns, mas de repente, em menos de uma semana está saindo todas as informações e serviços.
Outras pessoas comentam que essas obras se devem ao período eleitoral, não creio! O prefeito não estaria ganhando nada com a demora na execução desses serviços, muito pelo contrário, estava perdendo popularidade vendo sua aprovação despencar! Acredito que tenha sido a espera pelos recursos federais e a administração dos projetos. Mas agora vai! Isso é bom para Garanhuns e para a administração que tem uma oportunidade de resgatar a credibilidade diante do cidadão municipal.

Jornal Cidade denuncia insegurança no centro de Garanhuns


A população garanhuense vem sofrendo com a violência. Já faz semanas que ataques de gangues vem amedrontando moradores e comerciantes de algumas localidades da cidade.

De acordo com a investigação da polícia e das informações dos próprios moradores, ao todo são quatro gangues atacando o Centro da cidade, e demais ruas transversais. Todas elas com denominações. A Gangue do boné, age na Rua Orlando Vanderlei. Os moradores afirmam que a partir das 8 horas da noite, o medo toma conta de todos. E que o risco em sair de casa é grande.

Já a Gangue Pé de Cabra, vem causando preocupação aos comerciantes do Pop Shop, pois, os ataques são feitos nos Boxes, durante a noite. Os donos das mercadorias saem no prejuízo, pois, roubam todo material de venda. Os mesmos pedem mais policiamento, e afirmam que há uma grávida entre os integrantes dos bandidos.

As outras duas gangues são: a Gangue da pedra e a Gangue da moto, que atuam diretamente na Avenida Santo Antônio, no período noturno, onde fazem arrombamentos em casas e lojas do comércio varejista.

De um modo geral, o povo de Garanhuns, mais especificamente do Centro da cidade, e ruas próximas, pedem encarecidamente a atuação da Guarda Municipal e policiamento constante de viaturas durante a noite em todas as localidades afetadas por essa onda de violência urbana, que está trazendo terror, pânico e medo ao cidadão garanhuense.
.

Por Cloves Teodorico

FORAM DESTAQUES DO BLOG. CLIQUE E CONFIRA!

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.