terça-feira, 3 de agosto de 2010

Tigre é campeão no Recife

Depois de cinco dias de competição, saiu o campeão do Torneio Recife Open de Futsal. A final, disputada no fim de semana, foi eletrizante. Como não houve vencedor no tempo normal, comemoração mesmo só depois de 12 cobranças de pênalti.

Seis equipes disputaram, no Geraldão, o torneio Recife Open de Futsal. Tigre, de Garanhuns, e Botafogo, da Paraíba, fizeram a final no domingo (1º). De uniforme preto, os visitantes abriram o placar. Daniel marcou o dos paraibanos.

Ainda no primeiro tempo, esperto, Negada empatou o jogo para o Tigre. 1x1. Depois disso, nada de rede balançando. Empate no tempo normal e, sem prorrogação, direto para a decisão nos pênaltis.

Até a quinta cobrança ninguém errou. Por baixo, por cima, de lado. Era gol de todo jeito. Na sexta cobrança, Flaviano marcou para o Tigre. Chance de novo empate para o Botafogo. Miguel Vinícius flexionou uma perna, flexionou a outra, tomou distância e bateu para fora.

Festa dos pernambucanos – 6x5 nos pênaltis, e título para o Tigre de Garanhuns.
.
http://pe360graus.globo.com/esportes/esportes/futsal/2010/08/03/NWS,518051,6,282,ESPORTES,751-TIGRES-GANHA-TORNEIO-RECIFE-OPEN-FUTSAL.aspx

Garanhuns abre inscrição para curso de Medicina


Já estão abertas as inscrições para o curso de medicina na Universidade de Pernambuco (UPE).

As inscrições vão até o dia 15 de agosto, onde serão oferecidas 40 vagas. Além de medicina a unidade oferece os seguintes cursos: Psicologia, Pedagogia, Letras, Matemática, Geografia, História e Informática.

Também estão abertas as inscrições para as 1ª, 2ª e 3ª fases do Sistema Seriado de Avaliação (SSA). Das 3.580 vagas, 44 são para os cursos de graduação, 2864 para o vestibular tradicional e 716 são para o Seriado.
Em cada curso oferecido pela UPE no SSA será reservada a cota de 20% das vagas para serem ocupadas por estudantes egressos de escolas públicas que tenham cursado integral, exclusiva e regularmente os anos finais do Ensino Fundamental e Médio.

A taxa custa R$ 40 e deve ser paga até o segundo dia útil após o encerramento das inscrições, em qualquer Casa Lotérica.

Os candidatos interessados em solicitar a isenção da taxa devem fazer esse pedido no ato da inscrição, preenchendo o campo NIS do formulário eletrônico e informando o Número de Inscrição Social (NIS). Se o candidato não informar esse número não poderá se inscrever como isento.

Notinhas políticas


João Guido é candidato a deputado federal

Passando hoje pela Rua Dom José deparei-me com a instalação do comitê de João Guido, candidato a deputado federal. Eu sabia das suas pretensões, mas não sabia que tinha levado adiante e partido pra campanha. Por isso, peço-lhe desculpas por não ter citado seu nome em alguns artigos aqui no blog quando falei da falta de candidatos de Garanhuns, principalmente no âmbito federal. Sempre fiz referência a Paulo Camelo.
Embora não seja aqui nascido, João Guido tem constituído sua vida profissional em Garanhuns e mora, inclusive, próximo a minha casa.

E agora, Zé da Luz?

Foi grande a repercussão hoje na cidade da decisão do TRE em impugnar a candidatura do ex-prefeito de Caetés, Zé da Luz. As atenções estão voltadas para suas decisões agora. O seu advogado deve recorrer à Brasília, no intuito de prorrogar a decisão final, mas algumas opiniões dão conta da dificuldade que seria reverter o quadro diante do Tribunal Superior Eleitoral. Assim, poderia já haver a possibilidade do repasse a uma outra candidatura da sua estrutura montada de campanha.

Cargos comissionados na PMG

Rumores na cidade apontam para uma possibilidade de endurecimento do prefeito na cobrança da participação dos servidores com cargos comissionados na campanha dos candidatos apoiados por Luiz Carlos. Como se sabe, existem vereadores que estão apoiando outros candidatos, a federal e estadual, mas que têm várias indicações dentro da administração pública. Suspense no ar.

Sivaldo Albino, o pé-quente

É incrível como tudo está dando certo pra Sivaldo. Observem, Silvino e Aurora, que teriam força para uma candidatura a deputado, não entraram. Izaías foi bombardeado no ano passado pelo grupo de Zé da Luz, que agora tem a candidatura impugnada. Sivaldo assumiu como voz de oposição em Garanhuns e colhe dividendos disto hoje. Raul Jungmann, padrinho político de Sivaldo, que seria federal, agora é candidato a senador, dando mais visibilidade ao PPS, e Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB é quem está fazendo dobradinha com o vereador garanhuense, prometendo muitos votos fora de Garanhuns. E claro, Guerra está eleito.
Na conjuntura estadual das coligações, o seu partido é um dos que precisam de menos votos para se eleger.
Agora, com a saída de Zé da Luz, muitos votos migram para Sivaldo, pois foi ele o primeiro a apoiar Zé da Luz pra prefeito e praticamente alinhavou os apoios de Silvino e Ivo Amaral.
Contra Sivaldo conta o fato de ser oposição nos três níveis, municipal, estadual e federal.

Depois de outubro...

Depois de outubro muita coisa vai mudar em Pernambuco. Começam as campanhas políticas para prefeito, todos visando 2012. Mas ainda tem o prato de 2014 que já estará no cardápio. Nomes como Humberto, Armando, Rands, João da Costa, João Lyra, João Paulo estarão com uma luneta apontada para a sucessão de Eduardo Campos, caso este confirme a vitória que se escreve sobre Jarbas. Na última pesquisa deu 61 a 25.
Mas alguns olhares merecem atenção. Para onde vão nomes como Fernando Bezerra Coelho, João Paulo, Sérgio Guerra, Raul Jungmann, entre outros. Continuarão enfileirados aos seus atuais parceiros ou romperão?
João Paulo pelo PT não deve ser candidato a prefeito em Recife, pois precisaria vencer a convenção frente ao atual prefeito João da Costa para ter a sigla partidária na campanha. Sairá do PT?
Sérgio Guerra, com Serra presidente vira ministro, sem Serra presidente... Muitos acreditam que a volta ao ninho socialista está sendo asfaltada já nesta campanha com a liberdade que tem dado aos seus partidários de adentrarem na campanha de Eduardo Campos. Raul Jungmann, que tem somente R$ 17 mil reais de patrimônio, caso não se eleja, e seu caso é de disputa quase olímpica, precisará de um emprego.
Fernando Bezerra Coelho passará mais quatro anos no governo esperando por sua oportunidade de ser senador? Em 2014 somente haverá uma vaga em disputa e naturalmente o nome é o do próprio governador Eduardo Campos, caso este não esteja numa disputa maior, como um provável vice numa chapa com Dilma ou até mesmo Lula. O PSB de Eduardo não tem preparado seu sucessor, assim, caminha para um dos partidos aliados, com nomes já expostos, lutarem para sentar suceder o governador.
Claro, todas estas considerações, contado com a vitória de Eduardo Campos na atual disputa em Pernambuco! Caso haja uma reviravolta, ela não apenas será nesta campanha, mas em toda política pernambucana!

Izaías Régis, majoritário novamente!

Imaginei que veria sinais de comemoração por parte dos partidários do deputado estadual Izaías Régis por conta da decisão do TRE que retirou a candidatura de Zé da Luz. Imagino que Izaías depois de muito se expor no começo do ano resolveu fazer sua campanha mais silenciosa e articulada. Corretamente.
É certo que não está podendo ter entrevistas em rádios e até os programas jornalísticos têm evitado se aprofundar em política. Mas é certo que sem Zé da Luz na campanha, Izaías tem tudo para ser novamente o majoritário em Garanhuns.

Uma Luz no fim do túnel

É bom lembrar que a justiça brasileira é fecunda em recursos e a decisão que retirou a candidatura de Zé da Luz ainda não é definitiva, portanto ainda pode existir essa possibilidade, que segundo consta será buscada pelos seus advogados em Brasília junto ao Tribunal Superior Eleitoral.


Luís Nassif publica colunista do blog


Nosso colunista Jeová Barros Jr. que vez por outra nos brinda com alguns artigos, teve um dos seus escritos publicados pelo Luís Nassif, um dos mais importantes jornalistas brasileiros. Fiquei tão feliz que até parece que fui eu que escrevi, mas não poderia ser, não tenho o dom do Jeová, e ainda discordo de alguns posicionamentos dele, mas uma coisa é certa, ele nos faz pensar. E o melhor ainda estava por vir, o artigo publicado pelo Nassif foi o mesmo que já havíamos colocado por aqui, que trata de Liberdade de Imprensa e lança um olhar sobre a repercussão do caso Bruno, goleiro do Flamengo. Portanto, tivemos a honra de um artigo original do blog virar um post nacional em um blog de grande visibilidade.
A repercussão do artigo no blog do Nassif tem sido intensa e está promovendo comentários elogiosos ao autor. Coloco o link aqui abaixo para que vocês possam conferir.
Quanto ao nosso colaborador, espero que esta repercussão não o faça querer escrever agora só para os bambambãs do jornalismo nacional e esqueça este humilde blog conterrâneo. Se for o caso, eu dobro o salário dele! rsrsrs.
Valeu cara, Parabéns! Você merece pelo que estuda e escreve!

.

Participação da sociedade na política garanhuense

A impugnação da candidatura de Zé da Luz pelo TRE atendendo predisposição do TSE acende mais uma vez uma luz amarela na política local. Se mais uma vez personalizarmos o problema, como se o fato atingisse apenas o ex-prefeito de Caetés, estaremos tirando parte da responsabilidade da sociedade garanhuense, que deveria ser autora do projeto político local. O que quero dizer?

O fato de Zé da Luz estar com problemas com a justiça eleitoral não é um problema único dele, lembremos que Silvino Duarte, primeira opção lançada para o governo da cidade em 2012 também está. A atual administração também não é um exemplo de perfeição, já que tem alguns processos que podem dar dor de cabeça ao prefeito Luiz Carlos no futuro. Um amigo até brincou dizendo que se Silvino que tinha as contas em ordem foi pego pelo TCE, imagina as contas atuais no futuro! Não sei. Mas não é esse o mérito da questão.

Quero cutucar a sociedade garanhuense que se esquiva, aquela que entende de política e gosta de Garanhuns, mas que não age! Vejamos, a construção da candidatura de Luiz Carlos não nasceu popularmente, veio da imposição de Silvino, que por sua vez foi de Bartolomeu, que foi eleito de uma forma popular que exigia uma mudança de atitude da cena política local. Isso há quase duas décadas! Quando se busca um entendimento político às vésperas de eleições municipais, as vaidades, lideranças regionais e estaduais, interesses particulares e outros fatores externos corroem boas intenções.

Não forjamos nossos próprios líderes e aqueles que poderiam ser fazem logo parte da engrenagem quando têm a oportunidade. Não temos novos nomes há dez anos, e aqueles que há dez anos eram fortes hoje vivem seus piores momentos. Silvino é oposição municipal, estadual e federal. Izaías vai pra uma briga de terceiro mandato com marca de produtor de eventos mais que deputado. Ivo Amaral, ainda partícipe político, não tem mais o fogo de outrora nem a força regional. Sivaldo, voz isolada de combate municipal, vem com o discurso da mudança, jovem, pode funcionar. Mas sendo oposição municipal, estadual e federal, dificulta! Mas é melhor um cara na oposição que lute, que 49 na situação que se acomodem.
A Câmara de Vereadores de Garanhuns é quase uma secretaria da prefeitura, tal a forma como os representantes do povo dialogam com o executivo municipal, com troca de favores!

Há 20 anos Garanhuns tinha dois deputados federais. Tinoco e Cristina. Dois ou três deputados estaduais. Hoje, não consegue nem viabilizar suas candidaturas. Temos apenas Paulo Camelo para federal, o resto é tudo importado. E pior, muitos vêm aqui só buscar votos. Seria interessante se perguntar o que cada um fez e o que cada um pensa em fazer por nossa cidade, paa sabermos cobrar depois! Mas... Nada! Ninguém sabe o que vai fazer, porque nem sabem o que Garanhuns precisa. Aí vão levando como bate o vento, e assim estamos nós sem velas na calmaria de um oceano! São nomes vindos principalmente da região metropolitana, arregimentam bons cabos eleitorais por aqui, organizam uma campanha e não falam nada! Aparecem em caminhadas e santinhos. Não temos nossos próprios candidatos. Até pra falar mal, não temos! Precisamos eleger o máximo de representantes de Garanhuns para voltarmos a termos projeção.

A imagem política de Garanhuns nunca esteve tão no fundo do poço. Nossas principais lideranças não são bem vistas pelos mandatários políticos estaduais e federais, e foram nossos políticos que fizeram por onde, com traições políticas e desmandos administrativos. Quem lembra quando Garanhuns teve um filho seu como secretário estadual. Ou ao menos segundo escalão!

Então amigos, o problema não é apenas se Zé da Luz é candidato ou não, mas trata-se da omissão em construírmos nosso futuro, de participarmos, de montarmos um querer independente de política e políticos, mas também de participarmos ativamente, porque não? Garanhuns é uma cidade que discute política, em todos os horários e lugares, mas que não age. Ao final os benefícios particulares sempre se sobrepõem aos interesses coletivos, e assim, não formamos nossos próprios líderes, compromissados de verdade, com as nossas necessidades!

Números do FIG 2010


Eu estava no Recife na semana passada, quando recebi um e-mail na quarta-feira convidando para uma entrevista coletiva na manhã da quinta, para se falar sobre o Festival de Inverno. Não pude ir, claro! Amigos que foram me disseram que havia apenas cinco profissionais de imprensa, sendo dois ou três deles ligados a prefeitura. É claro que não se faz uma boa avaliação assim, e nem sei se ela deveria ser pública.
Garanhuns precisa fazer um verdadeiro raio-X do seu festival, saber o que de fato está deixando pra nossa gente. Não apenas esses números apresentados. Quem sabe atéw um seminário em que possamos discutir tudo, mas tudo mesmo pertinente ao nosso maior evento anual. Aspectos das oficinas, infra-estrutura, programação, segurança, participação dos artistas de Garanhuns, participação social do comércio da cidade, investimentos oficiais e muito mais.
Por exemplo, muitas casas são alugadas, é um dinheiro extra-oficial que entra em Garanhuns. Quanto? R$ 100 mil? 200 mil? E do dinheiro oficial, daquele investido pela Fundarpe, dos R$ 8 milhões, quanto de fato fica em nossa cidade? Qual está sendo verdadeiramente nossa participação nesta grande festa? Disseram-me que há 4 anos, no último Festival de Inverno da era Jarbas, o FIG custou 3 milhões e a contrapartida de Garanhuns teria sido de R$ 700 mil. Hoje em dia o Festival está custando R$ 8 milhões e a prefeitura gastou em valores monetários menos de R$ 100 mil. Discrepância! Já se sabe que TODOS os nossos artistas juntos estão recebendo apenas R$ 56 mil reais, da prefeitura. Muito pouco! Se fossem pagos pela Fundarpe esse dinheiro triplicaria, ou ainda mais! E ficaria em Garanhuns. Nossa gente contratada pela Fundarpe é para fazer apenas o serviço de produção "básicão", os mais simples mesmo, qualquer função melhor é para gente de Recife. Ou seja, um dinheiro que sai de lá, é gasto aqui, mas para o pessoal de lá. Como é pago lá, nem passa por aqui! Nem nossos comunicadores apresentam os shows de palco mais. Uma apresentadora se enrolou todinha pra falar Ibirajuba e depois perguntou o que era aquilo! Em praticamente todos os palcos vimos uma total falta de empatia! Caso fossem daqui, o dinheiro ficava aqui. E ainda tem a visibilidade de palco para nossos radialistas, que passam o ano todo cumprind uma função social que depois, em seu principal evento, Garanhuns desmerece!
Precisamos sim de uma avaliação, mas dessas onde também se podem falar as coisas ruins! Pelo bem da cidade e do Festival, porém mais importante que isso, é falar e as realizadoras do evento ouvirem e acatarem, pois até mesmo durante o Festival, a Fundarpe fez questão de deixar bem claro que a prefeitura de Garanhuns apenas apoia o evento e a logomarca da prefeitura ficou tão pequenininha nas faixas e testeiras de palco que nem parecia. Não podemos perder o brio de lutar pelo que é nosso! Portanto, a nossa preocupação não é apenas com a programação do Festival e sua infra-estrutura, que continua grandiosa, mas com os rumos e o ingerenciamento que mutila a participação de nossa gente em nosso maior evento!

Vamos aos números do Festival de Inverno 2010.
.

Os números do Festival de Inverno 2010 foram apresentados pela Secretaria de Turismo durante coletiva sobre o evento, realizada na última quinta-feira, dia 29, no auditório da AESGA. Os números foram obtidos após pesquisa de opinião realizada por profissionais da Secretaria Municipal de Turismo. O Estudo ouviu 535 turistas que visitaram a cidade durante a realização do Evento.

Segundo informações prestadas pela secretária de Turismo, Gabriela Valença, diversos hotéis conseguiram atingir lotação total durante os 10 dias do evento, como é o caso dos hotéis Tavares Correia, Garanhuns Pallace, Rodrigues, Figueiredo e Azevedo 1 e 2. Nos demais estabelecimentos a taxa de ocupação foi de 75% durante a semana e de 100% nos finais de semana. Além disso, o serviço de cadastramento de residências realizado pela Prefeitura também foi positivo. Das 315 casas cadastradas pela Secretaria de Turismo, cerca de 200 foram ocupadas, gerando renda para os seus proprietários. O comércio informal também movimentou mais de 600 comerciantes.

A pesquisa também revelou o perfil do turista que visitou Garanhuns durante o 20º FIG. Vinte e sete por cento dos visitantes vieram da Região Metropolitana do Recife; 22% dos demais municípios pernambucanos; 15% do estado de Alagoas e 28% dos demais estados nordestinos. O estudo também questionou aspectos, como: motivo da viagem; meio de hospedagem; quantas vezes o turista já esteve na cidade e o que mais o agradou no Município. Também foram revelados os atrativos turísticos mais visitados; a possibilidade de volta do turista, bem como os fatos negativos do Evento. “Também foram avaliados os serviços prestados na cidade, com destaque positivo para a hospitalidade do nosso povo e a limpeza urbana, que agradaram a 98 e 95%, respectivamente, dos nossos visitantes. Já o Serviço de Táxi e as condições do Terminal Rodoviário obtiveram os menores percentuais de satisfação, sendo de 50% e 65%, respectivamente”, revela Gabriela Valença, que complementa, “Os nossos visitantes também deixaram criticas e sugestões que iremos analisar e buscar corrigir ou implementar no próximo FIG, como: melhorar a programação de encerramento; ampliar a oferta de transporte coletivo e de táxi; disponibilizar espaços públicos para campping; ampliar a capacidade do teatro; ampliar horários dos informativos turísticos e melhorar o acesso ao atrativo turístico do Castelo de João Capão, este último, que já vem sendo solucionado, pois estão sendo executas as obras de drenagem e pavimentação naquela localidade”.

Vale salientar que pelo quarto ano consecutivo, a segurança do Evento também foi um dos pontos altos. 465 homens das policias civil e militar, bem como bombeiros militares trabalharam durante o FIG, registrando pequenas ocorrências.
com informações da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA


O Sete de Setembro Esporte Clube com sede nesta cidade, através de sua Diretoria Executiva, devidamente representada por seu Presidente, Erivaldo Bento Cavalcanti CONVOCA através do presente edital, todos os associados do clube (patrimoniais e contribuintes) devidamente em dia com suas obrigações junto à tesouraria para Assembléia Geral Ordinária, que será realizada na sede do Clube, Estádio Gigante do Agreste com primeira chamada às 14:00 horas e última chamada às 15:00 horas , do dia 14 de agosto de 2010, com a seguinte ordem do dia:

1. Eleição do Conselho Deliberativo para o Biênio 2011/2012.
2. Eleição pelo Conselho Eleito dos cargos do mesmo.
3- Eleição da Diretoria Executiva (presidente e vice), em cumprimento ao Estatuto do Sete de Setembro.

As inscrições das chapas candidatas deverão ocorrer na Secretaria do clube até 72 horas antes da eleição, que se realizará dentre as chapas devidamente inscritas e homologadas.

A relação de sócios aptos para votar e serem votados está afixada no mural da secretaria do clube.

Garanhuns 02 de agosto de 2010.

Erivaldo Bento Cavalcanti
(Presidente do Sete de Setembro Esporte Clube)

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.