CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS

CLIQUE NAS IMAGENS E CONFIRA DESTAQUES DO BLOG

UNIMED AGRESTE MERIDIONAL

DIVULGUE SUAS ATIVIDADES NO BLOG: CONTATO (87) 9.9988.0423

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E SAIBA MAIS

sábado, 11 de setembro de 2010

Cachaça lá, queijo de coalho aqui!


Amigos, encontrei esta importante notícia em um site do Rio de Janeiro, assinada pelo jornalista Sidney Rezende. Trata de Garanhuns duas importantes conquistas: A implantação do Centro Tecnológico de Laticínios de Garanhuns e da Indicação de Prodecência Geográfica do nosso queijo de coalho. O Sidney explica melhor!
.
A cachaça produzida em Paraty-RJ é um dos oito produtos gastronômicos brasileiros que já receberam a Indicação Geográfica (IG) do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), com o selo de Indicação de Procedência. Os outros produtos são o café da Região do Cerrado Mineiro; os vinhos do Vale dos Vinhedos (RS); a carne bovina e seus derivados do Pampa Gaúcho da Campanha Meridional (RS); as uvas de mesa e a manga do Vale do Submédio São Francisco; os vinhos de Pinto Bandeira (RS) e o arroz do litoral norte gaúcho. Este último foi o primeiro produto brasileiro a obter a Denominação de Origem (DO); os demais estão com o selo de Indicação de Procedência (IP), um degrau abaixo. Além desses, também tem a IP o couro acabado do Vale dos Sinos (RS).

O interesse pelo registro de Indicação Geográfica no Brasil está crescendo sempre. Pedidos de mais de 20 produtos estão em análise no INPI, entre eles os queijos artesanais mineiros de Serro e da Serra da Canastra, os doces de Pelotas (RS), o camarão da Costa Negra, no Ceará, a cachaça de Salinas (MG), o vinho do Vale do Vinho Goeth (SC) e as panelas de barro de Goiabeiras (Vitória, ES).

Queijo de coalho

Agora, o Centro Tecnológico de Laticínios de Garanhuns (PE) pretende tornar o queijo de coalho um produto reconhecido, padronizado e com o selo de Indicação de Procedência. Pretende-se que, com o selo, a produção do queijo de coalho seja exclusiva do Nordeste enesse caso, nenhum outro local poderia usar a nomenclatura queijo de coalho para comercialização.

Segundo o INPI, "Indicação Geográfica é a identificação de um produto ou serviço como originário de um local, região ou país, quando determinada reputação, característica e qualidade possam ser vinculadas essencialmente a esta sua origem particular. É uma garantia quanto à origem de um artigo e às suas qualidades e características regionais, uma vez que ele deve, necessariamente, ser produzido sob determinadas regras". É dividida em duas espécies: Indicação de Procedência (IP) e Denominação de Origem (DO).
.
Do blog do Sidney Rezende (http://www.sidneyrezende.com/)

Seletiva para projeto de teatro acontece em Garanhuns

A Secretaria de Cultura de Garanhuns realiza neste domingo, 12 de setembro, a seletiva dos inscritos no Projeto Vem Ver Teatro – Iniciação para Atores e Apresentação de Esquetes. A prova prática acontece no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, a partir das 14 horas.

Dos 60 inscritos no projeto, 30 serão selecionados para as vagas disponíveis. A prova teórica acontece na segunda-feira, dia 13, das 19 às 22 horas, no auditório da AESGA. O Vem Ver Teatro é um curso regular, com técnicas de interpretação e direção teatral, visando a formação de novos atores e diretores na cena garanhuense. O Projeto é voltado para jovens e adultos a partir de 15 anos de idade, que residem no Município.

Os alunos do Projeto receberão uma bolsa-estudo, no valor de R$ 115 durante os três meses de duração do curso. Os recursos são custeados pelo Governo Municipal. As aulas serão ministradas três vezes por semana, no Teatro Luiz Souto Dourado, as segundas, quartas e sextas-feiras. A aula inaugural está marcada para o dia 16 de setembro.

O trabalho final do Projeto será a apresentação de esquetes em cinco bairros do Município, ainda não definidos. Nesses bairros serão realizadas oficinas de iniciação teatral para a comunidade, orientadas pelos alunos concluintes do Projeto. Posteriormente, os moradores das Comunidades beneficiadas também farão uma apresentação de esquetes, denominada de “Primeira Vem Ver Teatro”.

Pesquisas, números deste sábado!

Do blog do Jamildo.
.
Nova pesquisa Datafolha sobre as intenções de voto no Estado.

O mais esperado embate continua indefinido. Na corrida ao Senado, Marco Maciel tem 32% das intenções de voto, contra 30% de Armando Neto.

Marco Maciel mostra muita vitalidade, depois de um amplo bombardeio das forças da situação. O presidente Lula chegou a vir ao Recife e fazer um comício no Marco Zero, ao lado de Dilma, apenas para atacar o democrata. Na ocasição, disse que Maciel era um senador do tempo do Império e nada teria feito por Pernambuco, apesar de já ter passado por vários cargos públicos. Maciel rebateu citando obras e até os primeiros investimentos em Suape.

Ainda de acordo com a pesquisa, Raul Jungmann, do PPS, teria 13% das intenções de voto.

Humberto Costa segue na frente, com 44%.

Na disputa pelo governo do Estado, a coisa tá meio parada, sem novidade nem reação do adversário Jarbas Vasconcelos.

O mais recente Datafolha mostra Eduardo Campos com 63% das intenções de votos e Jarbas com 21%.

Rodovalho e Xavier com 1%, cada. Apanham de brancos e nulos, com 4%. Enquanto 10% responderam que não sabem ainda em que votar.

Os candidatos Sérgio Xavier (PV) e Fernando Rodovalho (PRTB) aparecem com 1%. Edílson Silva (Psol), Jair Pedro (PSTU) e Roberto Numeriano (PCB) não atingiram 1% de citações.

Zé Lezin e Cinderela neste sábado

O show de humor de Zé Lezin e Cinderela que aconteceria nessa sexta-feira foi remarcado para este sábado. Portanto, é uma oportunidade para você ver a dupla em ação.
O show acontece às 20h no Centro Cultural.

Garanhuns contará com Laboratório de Prótese Dentária


O Prefeito Luiz Carlos de Oliveira, recebeu na última segunda-feira, 6 de setembro, a visita do coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, que veio ao município anunciar a implantação de um Laboratório Municipal de Prótese Dentária. Trata-se de uma unidade que produzirá próteses através do Sistema Único de Saúde (SUS), de forma totalmente Gratuita. A implantação do laboratório faz parte do Programa Brasil Sorridente, do Governo Federal.

Quando estiver pronto, o Laboratório vai fornecer 150 próteses por mês para moradores do Município. “As pessoas que precisavam desse tratamento tinham que pagar um dentista particular ou extrair seus dentes. Agora nós podemos tratar essas pessoas dentro do setor público. E vamos ser ousados em Garanhuns, através de uma solicitação do Prefeito Luiz Carlos, nós vamos implantar no Município um laboratório Tipo 3, o de maior produção”, explica Gilberto Pucca.

Garanhuns foi contemplada com o projeto devido aos resultados positivos nos atendimentos alcançados pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), implantado em 2006 na cidade. O CEO oferece tratamentos de odontologia especializados. “Nós vamos ampliar os serviços que já proporcionamos através do CEO e oferecer próteses dentárias gratuitas a nossa população. Isso significa um grande avanço haja vista a dificuldade de acesso que as pessoas têm a esse tipo de serviço”, comemora o Prefeito Luiz Carlos.

O recurso para execução do projeto será liberado através de portaria assinada pelo Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e viabilizado pelo Fundo Municipal de Saúde. O Laboratório deve ser implantado no início de 2011.
.
com informações do Centro de Especialidades Odontológicas – CEO

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

SIGA O BLOG

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.