segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Festa Quilombola do Tigre


A comunidade Quilombola do Tigre vai vivenciar no período de 24 a 26 de setembro, a quarta Festa Nação Quilombola de Tigre. O Festejo envolve apresentações artístico–culturais de comunidades remanescentes de quilombos de Garanhuns e de outras localidades, além de shows de forró, oficinas, palestras e concurso de dança. A iniciativa é da Associação Quilombola do Sítio Tigre, com o apoio da Prefeitura de Garanhuns.

De acordo com os organizadores da Festa, o objetivo é fortalecer os laços de identidade, celebrar a cultura afro e quilombola, além de promover um espaço de lazer para as famílias que lutam diariamente pela tão sofrida sobrevivência. “Essa festa representa os nossos saberes, nossa arte, nossos costumes. É a expressão do imaginário simbólico, característico da nossa comunidade, e que representa a memória dos nossos antepassados”, registra o líder comunitário Valdir da Silva.

= CONFIRA A PROGRAMAÇÃO =

Sexta-feira, dia 24
18h30min – Grupo Quilombinho
20h30min – Mestre Juarez
21h30min – Os Meninos do Forró
23h – Evaristo Vegas

Sábado, dia 25
19h – Grupo Afro (Quilombo Estrela)
19h30min – Negra Atitude (Quilombo Estiva)
20h – Nação Negra (Quilombo Tigre)
20h30min – Grupo Música Afro
00h - Djair e Banda

Domingo, dia 26
18h – Primeiro Festival de dança de Coco entre as Comunidades Quilombolas de Garanhuns - com julgamento e premiação de uma TV, e três celulares.
20h30min – Zé Romão
21h30min – Grupo Castelo Branco do Castainho.

Dilma falta a debate sobre o Nordeste


O Sistema Jornal do Commércio, TV, rádio e Jornal escrito, realizam nesta noite de segunda-feira, um debate com os candidatos a presidência da República com temas especificamente sobre o Nordeste. Assuntos como a CHESF, a Transposição do Rio São Francisco, a TransNordestina, Bolsa-Família, etc, estarão na pauta. É realmente uma grande iniciativa. Ouvi o Ednaldo Santos dizendo que mesmo diante de muitos investimentos nos últimos anos, o Brasil ainda tem uma dívida histórica com o Nordeste. É verdade!

Os principais candidatos foram convidados e confirmaram presença José Serra do PSDB, Marina Silva do PV e Plínio Arruda do PSOL. A candidata Dilma Roussef alegou desencontros na agenda para não vir. Mencionou-se também alguns problemas de saúde. Mas a verdade deve ser realmente para não dar mais margem para ser atacada em debates, pois os números são amplamente favoráveis a candidata.

Mas não é pela questão eleitoral de contagem de votos, acho que a presença de todos seria interessante para podermos ouvir o que eles têm a dizer sobre a nossa região. Porém, os formatos dos debates estão ficando monótonos e ninguém, ou quase ninguém, presta atenção, e nem muda o voto por causa deles. É por isso que candidatos como Plínio Arruda acabam se saindo bem, pois não têm o que perder. Justamente por isso, Dilma não foi.

No alto, a logomarca oficial do Sistema Jornal do Commércio para este trabalho.
.

Pra evitar vaia

Disse Magno Martins em nota no seu blog:
.
O comando da campanha de Eduardo cassou a palavra do prefeito de Garanhuns, Luiz Carlos Oliveira (PDT), em dois eventos de campanha na cidade, sábado passado. Temia que ao discursar, o pedetista atraísse a ira dos adversários com vaias, da mesma forma como ocorreu na passagem de Lula pelo município.
.
Agora comigo: Foi realmente um vexame que passou o prefeito naquela noite em que recepcionava Lula, Dilma, Eduardo e todo o mundo da política pernambucana aliada ao projeto do presidente. A imprensa nacional estava presente e tudo mais. É claro que Eduardo sabe que neste momento poderia e deveria evitar outro constrangimento.
De fato, foi bom até para preservar o prefeito Luiz Carlos, que participou dos atos de campanha sem a exposição negativa que poderia lhe proporcionar.
Mas não fica bem pra imagem de Garanhuns, principalmente porque Eduardo Campos está quase reeleito e o município e a prefeitura precisam se impor em busca de investimentos estaduais.
Você acha que as ações de infra-estrutura que estão sendo e serão feitas no município com calçamento de ruas, saneamento e algumas outras intervenções poderão melhorar a imagem do prefeito perante a opinião pública?

Você conhece um casal que queira casar gratuitamente?

Estão abertas de hoje, 20 de setembro, até o dia 1º de outubro, as inscrições para mais uma edição do Casamento Comunitário, uma ação resultado da parceria entre a Prefeitura de Garanhuns e a Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas Dr. Urbano Vitalino de Melo Filho.

A Ação visa oferecer, de forma gratuita, aos casais desprovidos de união civil e religiosa, a oportunidade de regularizar a situação conjugal. “O Casamento Comunitário se traduz numa forma de respeitar as necessidades imaginárias e afetivas dos casais que vivem consensualmente sem a formalização legal do casamento civil e religioso, e a nossa meta é, antes de tudo, proporcionar a satisfação perante esse benefício”, afirmou Mariza Marques, coordenadora do Projeto.
Nesta edição, 100 casais serão contemplados com o casamento religioso com efeito civil, que acontecerá no dia 17 de dezembro, como informa a presidente da Autarquia Municipal, Eliane Simões Vilar. “Ficamos felizes com o aumento do número de casamentos, tendo em vista a grande procura da população antes mesmo da abertura das inscrições. No entanto, esse acréscimo só foi possível graças à aceitação e apoio imediato do prefeito Luiz Carlos”, destacou a Presidente, acrescentando que, além do casamento civil, o Evento também contará com a cerimônia religiosa, acompanhamento musical, decoração, entre outros momentos, próprios de uma Cerimônia de casamento.

As inscrições e o cadastro dos casais acontecem no Núcleo de Práticas Jurídicas da AESGA, no horário das 8 às 12 horas. Para a realização do cadastro, os interessados deverão estar atentos a dados importantes, como: endereço, estado civil, profissão, bem como naturalidade e idade por escrito dos noivos, dos pais dos noivos (quando vivos) e das testemunhas.

Ana Arraes ou João Paulo?


Quem será o deputado federal mais votado no estado? Acredito que a disputa fica entre Ana Arraes, mãe do governador, e João Paulo.
Há uma questão particular nesta disputa. Se der João Paulo, a fama de ter sido o mais votado do estado impulsionará seu nome novamente à esfera estadual, e é lógico que ele pensa em voltar ao executivo, primeiro à Prefeitura do Recife, depois ao Palácio do Campo das Princesas.
Dando Ana Arraes, ele também teria essa visibilidade, mas em menor proporção, pois estaria um degrau abaixo do PSB, que teoricamente teria mostrado uma força maior nas urnas, sob o comando de Eduardo, que tem predileção por Humberto. João Paulo tem o diretório do PT no Recife, mas João da Costa tem a prefeitura. Deve haver uma disputa interna até a convenção que indica o candidato do partido na capital.
João Paulo já errou demais, não tem o diretório estadual e Humberto também tem o gosto por outra disputa pra governador. E como em 2014 Eduardo já não disputa, os olhares nesta campanha já alcançam esse horizonte. Inclusive com nomes como Armando Monteiro, caso este saia vitorioso das urnas. Ainda tem Maurício Rands que espera a sua oportunidade para estrear numa disputa a um cargo executivo.
O PSB não tem a força que o PT e João Paulo têm na região metropolitana, mas é no interior do estado, que Ana Arraes tem a fonte dos seus votos.
Pode até acontecer dos votos do ex-prefeito não saírem na intensidade que espera e ele se ver surpreendido por nomes como Inocêncio Oliveira.
Se eu fosse apostar. Marcava meu palpite na mãe do governador. E quanto a João Paulo, haverá espaço pra ele no partido, dominado pela tendência de Humberto e Rands?

Coordenação de campanha do PTB esclarece situação de Armando Monteiro

Acredito que motivada pelo post em nosso blog em que foi colocada uma possível parceria entre Zé da Luz e Armando Monteiro, a coordenação da campanha do PTB para o Agreste Meridional divulgou agora há pouco a seguinte nota:
.
O candidato ao Senado pela Frente Popular de Pernambuco, Armando Monteiro (PTB), está por todo Estado de Pernambuco fazendo sua campanha política. Os candidatos que disputam o cargo na Assembléia Legislativa fazem questão de estar ao lado de Armando Monteiro que demonstra estar disposto a trabalhar para o Desenvolvimento de Pernambuco.

Armando Monteiro (PTB) está disponível para gravar material de apoio político aos candidatos da Frente Popular de Pernambuco, tais como: Izaías Régis (PTB), Leonardo Dias (PSB), Clodoaldo Magalhães (PTB), Esmeraldo Santos (PR), Zé da Luz (PHS), Marcantônio Dourado (PTB), entre outros que não fazem parte mas também votam e apóiam a candidatura ao Senado de Armando Monteiro.

Esclarecemos ao eleitor que Armando Monteiro (PTB) é Majoritário e por isso apóia a todos os candidatos de sua coligação.

Ary Souto Leal Junior
Presidente do PTB Garanhuns.
Coordenador da Campanha de Armando Monteiro no Agreste Meridional.

Forum discute educação de Garanhuns

O Forum Pró-Garanhuns volta a se reunir e conforme anunciado anteriormente, a reunião temática de hoje, 20/09, segunda-feira, é sobre EDUCAÇÃO.

Local: Academia de Educação para o Desenvolvimento - AEDES

Endereço: Av. Rui Barbosa, 658 - 3º andar / Heliópolis (no prédio da empresa Mano Construções, ao lado do Hotel Garanhuns Palace).

Informações adicionais sobre a reunião da Educação, e também informações sobre a 1ª reunião temática sobre esportes, já realizada, você acessa clicando no link do Fórum: www.forumprogaranhuns.blogspot.com

Todos estão convidados para a reunião de hoje, especialmente os que se inscreveram no Fórum e optaram por integrar este Grupo de Trabalho.
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.