sábado, 25 de setembro de 2010

NORDESTINOS, UNI-VOS, POIS A RAPADURA É NOSSA!

Recebemos o seguinte comentário informativo do Genaldo Barros:


Aproveitando o lançamento do jornal “CORRENTES AGORA”, tenho uma notícia que interessa a todos os correntinos: a professora Filó Camelo, foi selecionada para o projeto Revelando os Brasis com uma história, que vai se transformar em filme, passada nesse município.
“A Rapadura é Nossa” é o título do filme que vai levar para o Brasil a questão da nossa rapadura ter sido patenteada por uma empresa alemã. A produção será executada no Engenho Gravatá, de propriedade do Senhor Déde Camelo, um dos últimos cultivadores da cana de açúcar com a finalidade de transformar em rapadura.
.
Agora transcrevo um interessante artigo do site OVERMUNDO.

Com as bênçãos de Padim Ciço e Frei Damião, nordestinos de todo o mundo vão à luta. Lampião e seus guerreiros já foram convocados. Antônio Conselheiro já iniciou a marcha. O sertão cerra fileiras, pois eis que outro valor mais alto se alevanta. A rapadura. Sim, este doce subproduto da cana-de-açúcar, produzido no Brasil desde os tempos do Império, está no centro de uma polêmica internacional envolvendo o Brasil, a Alemanha e os Estados Unidos.

A questão não é recente. Tudo começou quando a empresa alemã Rapunzel Naturkost AG registrou a patente da marca rapadura nos Estados Unidos e na Alemanha. O registro consta nos órgãos oficiais na Alemanha desde 1989, e nos Estados Unidos desde 1996.

A descoberta do registro foi feita só em 2006. Na época, pedidos e notificações pela anulação da patente foram endereçados ao Itamaraty, ao Ministério Público Federal e às embaixadas da Alemanha e dos Estados Unidos no Brasil. Em vão. Por isso, produtores brasileiros só podem exportar o doce típico com essa marca para os dois países, se pagarem direitos de comercialização à Rapunzel.

Agora, a briga pelo resgate da rapadura volta à tona: a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) tomou as dores dos produtores nacionais e vai processar a Rapunzel nos tribunais da Alemanha e dos EUA. O objetivo da entidade é anular o registro da palavra rapadura no exterior alegando descumprimento do Tratado de Paris. O tratado não permite aos países signatários patentear algo que faça parte do patrimônio de um país.

“Ante a grave situação que arranha nossa soberania e os preceitos do direito, entendemos que a Ordem dos Advogados, no exercício de seu mister, deve atuar de forma mais contundente para elidir a conduta da empresa alemã”, sustenta a OAB. A entidade lembra ainda que a rapadura, doce tipicamente nordestino, “foi e é item de subsistência de milhares de famílias pobres do nordeste que o produzem de forma artesanal". Por isso, decidiu unir-se ao clamor nordestino: “A rapadura é nossa!”.





No youtube encontrei esse vídeo que trata de uma visita a um engenho e fala da fabricação de rapadura.

Visita, que fiz, a um engenho movido a boi, em que mostro o mecanismo, parte a parte, do fabrico da rapadura (tão apreciada pelo nordestino!).
Local: sertões de Piquet Carneiro-Ceará.
Data: 21 de julho de 2008. (osmarlfilho)

CORRENTES AGORA, o jornal de uma cidade!


A cidade de Correntes e a administração municipal precisavam mostrar à população e a região o que estava sendo feito pelo município. Várias obras de infra-estrutura e de melhorias na vida das pessoas estão sendo realizadas e não havia um canal de comunicação adequado que pudesse mostrar essa nova realidade.

A rádio comunitária local de Correntes pertence à oposição e geralmente os espaços abertos são para procurar os problemas da cidade, com pouquíssimo tempo para as ações que de fato pretendem modificar Correntes.

A tragédia das enchentes foi literalmente um divisor de águas, foi o momento da população se unir ainda mais, da região se solidarizar com o município e das entidades contribuírem com aquela gente que sofreu bastante.

Contando com tudo isso, o prefeito Junior Lúcio contactou o jovem empresário Wellington Carneiro que viabilizou a nossa empresa de publicidade, a VOX Multimídia, a realizar um trabalho de informação municipal com ousadia e dinamismo. Assim, três novos espaços de informação foram criados para repassar diretamente as ações da administração municipal à população correntina. Um trabalho de imprensa realizado junto à equipe de comunicação da prefeitura.

1. Carro de Som - Os serviços da administração e outros informes diretos à população estão sendo transmitidos através de nosso carro de som, que fica disponível nos finais de semana e principalmente no dia da feira, quando aqueles que vivem na zona rural também estão na cidade.

2. O Jornal CORRENTES AGORA - Que está sendo lançado agora, foi produzido sob nossa orientação e está fazendo um breve histórico de algumas realizações ao longo da gestão do prefeito Junior Lúcio, Muito ainda tem para ser mostrado nas próximas edições.

3. O Blog CORRENTES AGORA - As entidades estão descobrindo a força da internet, através dos blogs poderá haver uma comunicação imediata com uma população internética que é formadora de opinião. Desse blog podemos gerar um debate que incentive e melhore a administração municipal.
http://www.correntesagora.blogspot.com/

É fato que já houve uma boa repercussão neste trabalho que se inicia e que pode gerar bons frutos para aquela cidade.

Fico feliz de poder contribuir. Ao entrar na prefeitura fiquei surpreso de ver a foto de um tio-avô que foi prefeito da bela cidade. Arlindo Gonçalves, hoje muito doente com um mal que lhe tirou o discernimento. As fotografias de todos os prefeitos foi um belíssimo trabalho de pesquisa realizado pela Bethânia Pedrosa.

Eu agradeço, obrigado Correntes!
.

Baile do Lions neste sábado tem Patrick Dimon


O Lions Clube Garanhuns realiza o seu tradicional Baile da Primavera neste sábado, na AGA. A organização é da jornalista Kitty Lopes e é claro, as pessoas poderão desfrutar de uma noite com muito charme e requinte. O Chalé Recepções é responsável pelo Buffet. Para animar a noite teremos o show do Patrick Dimon que cantará os sucessos da sua carreira além de clássicos como Roberta, Io che non vivo senza te, Ancora con te, entre outros.

A renda do baile será revertida para as atividades assistenciais do Lions.
Contatos e reservas de mesa com os associados do Lions Clube ou com a própria Kitty Lopes.

Programação deste sábado, último dia do Festival de Teatro


II Festival de Artes Cênicas de Garanhuns
Sábado 25/09

16h - Lançamento de Livro e tarde de autógrafos
Obra "Prazer em conhecer"

Fernandinho Neto
Caruaru/PE
Salão de Eventos do SESC Garanhuns

Exibição de Documentário
Direção
Walter Salles
Apresentação Lilian Ferreira
Salão de Eventos do SESC Garanhuns

20h - Angu de Sangue
Drama Contemporâneo Coletivo Angu de Sangue
Recife/PE
16 anos
Teatro Luiz Souto Dourado Centro Cultural
O espetáculo multimídia Angu de Sangue conta 10 estórias interligadas,com cenas de transição através do vídeo e música, na maioria monólogos com forte intensidade dramática. Baseado em livro homônimo do escritor pernambucano Marcelino Freire.
Texto: Marcelino Freire
Direção: Marcondes Lima
Coordenação de Produção: André Brasileiro e Tadeu Gondim
Trilha sonora original: Henrique Macedo
Realização: Atos Produções Artísticas / Coletivo Angu de Teatro

22h - Festa de Encerramento
Bar VIP
Entrada Limitada
18 anos
Local
Mood Pub Rua Afonso Pena, 28/26
.
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO
Saullo Paes Assessoria de Imprensa

Trocão do Lubrificante tem novidades

Atualmente se faz necessário que muitos serviços sejam feitos também no delivery, ou seja, muitas pessoas não têm tempo durante a semana para parar e realizar serviços aparentemente simples mas que demandam um tempo que não se tem como perder. Com serviços no carro também têm sido assim. Em algumas cidades já existem serviços de mecânicos e lavadores de automóveis que atendem à domicílio.

O Trocão do Lubrificante agora também disponibiliza um serviço que oferece essa comodidade, é a troca de óleo em domicílio. É O DISK TROCÃO 3762-5369

E melhor ainda, atende a proprietários de caminhões, carretas, ônibus ou seu automóvel em qualquer lugar da região.

AINDA NA LOJA DO TROCÃO DO LUBRIFICANTE VOCÊ PODE REALIZAR DIVERSOS SERVIÇOS:

*ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO
*INJEÇÃO ELETRÔNICA
*LIMPEZA DE BICO
*SERVIÇO DE MECÂNICA EM GERAL
* ESCAPAMENTO
*PNEUS
*PEÇAS E ACESSÓRIOS
E MUITO MAIS, INCLUSIVE OLEO E FILTRO PARA TRATOR E CAMINHÃO

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.