quarta-feira, 13 de outubro de 2010

A continuidade do governo Lula


Lula passou os últimos anos de seu governo fazendo uma comparação dos avanços sociais e econômicos no Brasil com a época de FHC e o seu PSDB. Conseguiu! Todos os números apontam que o país está melhor, sob qualquer perspectiva. Tivemos inclusive conquistas como Olimpíadas e Copa do Mundo, que vamos sediar.

A conta paga do FMI foi outra grande notícia que o mundo inteiro aplaudiu.

As nossas exportações a cada ano bate recordes. A Petrobras hoje é uma das maiores empresas do mundo.

Aqui no Brasil, Lula trabalhou principalmente pela interiorização do desenvolvimento, e este não se faz sem educação de qualidade. Assim, nasceram as Universidades Federais em municípios geradores de riquezas no interior. Em Garanhuns fomos presenteados com a UFRPE-UAG. As universidades chegaram a dezenas de cidades de porte médio do interior do país, que exportavam seus melhores jovens para as capitais.

Mas não bastava ter as universidades se elas não fossem para os pobres. Então criou-se o Prouni, programa que insere o jovem na universidade de qualidade, já beneficiando milhões de pessoas, que poderiam hoje ainda estar alijadas do competitivo mercado de trabalho, caso não tivessem seu curso superior.

E Lula fez mais, as Escolas Técnicas Federais também estão se espalhando por regiões que estavam esquecidas até o garanhuense assumir o poder.

Planos de agricultura familiar. Programas de inserção tecnológicas dos alunos de baixa renda em escolas públicas. Etc, etc, etc...

Onde quero chegar?

Tudo isso desapareceu no atual estágio da campanha política.

Agora, o debate ficou paralisado num tema único - "aborto", e tem sido utilizado com a força destrutiva caluniosa. Como se mais nada importasse. Como se fosse uma luta do bem contra o mal.

Lula apresentou uma proposta de continuidade do seu projeto, ele mesmo criou a candidatura, não foi o PT nem a esquerda, foi o próprio Lula. Ela se chama Dilma Roussef, que por sua entrega à administração pública ao lado de Lula, e pela confiança que conquistou do presidente, foi alçada à condição de candidata. Mas de repente tem sido tratada pela grande mídia do país como o papa-figo de antigamente, e os mais desatentos ainda não descobriram que se trata de um embuste que visa fazer voltar as antigas forças de um passado político do Brasil que concentravam o desenvolvimento no sul do país e não querem ver o modelo descentralizador e social imposto na administração do presidente Lula continuar a desconcentrar as riquezas do Brasil. É verdade minha gente, a cada ano, mais famílias deixam as classes D e E para adentrar no mundo mais confortável da classe C, que tem condições de ter sua casa própria, carro, escola, diversão, etc. Essa riqueza até bem pouco tempo estacionava sempre nos mesmos cofres.

Especificamente para Garanhuns, diante das duas propostas, Dilma e Serra, e o que eles representam, temos que ser honestos com o presidente Lula. Independentemente de posicionamento político-ideológico. Nunca fomos tão orgulhosos de termos um grande homem dizendo que é de Garanhuns. Em todo canto ele fala de nossa cidade. Esteve em nossa terra tantas vezes quis e fez daqui o seu lar. Aí tudo que ele pede é o apoio para fazer a sua sucessora. Sinceramente, digo pela Universidade Federal Rural, pelo Instituto Técnico, pelo Centro Tecnológico da Bacia Leiteira que ainda será construído no Bom Pastor e todos os demais investimentos do seu governo em Garanhuns, não podemos desapontar a quem tanto nos defendeu.

Nunca... Nunca mesmo, tivemos uma eleição tão clara de interesses. De um lado, um grupo que representa o capital especulativo do sudeste do país, e de outro um representante do povo trabalhador.

Os projetos não são pessoais. Ninguém governa sozinho!

É por Garanhuns e pelo Brasil!
.

SAMU erm Garanhuns


O município de Garanhuns aderiu a Política Nacional de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, e deverá ser contemplado com duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O serviço ajuda a organizar o atendimento na rede pública de saúde, prestando socorro à população em casos de emergência.

De acordo com a gerente de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Karla Lima, o Projeto foi elaborado e encaminhado a Secretaria de Saúde do Estado e ao Ministério da Saúde. “Após esta fase, o Governo realiza uma vistoria para constatar a viabilidade de implantação”, explica.

Garanhuns, como sede, de outros Municípios do Agreste Meridional, deve receber uma Unidade de Suporte Básico e uma Unidade de Suporte Avançado, mais conhecida por UTI Móvel. As Unidades de Suporte Básico atendem aos casos de menor complexidade e contam com equipamento básico de suporte à vida. Já as UTIs móveis são equipadas com tecnologia de ponta que ajuda a salvar vítimas de doenças cardiovasculares graves, como infarto e arritmia. O SAMU atenderá Garanhuns e alguns municípios circunvizinhos.

O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

O SAMU atende por meio de uma Central de Regulação, que recebe ligações através do número 192. O socorro é realizado após chamada gratuita. Depois do diagnóstico da situação, é designada uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local, ou, de acordo com a gravidade do caso, é enviada uma UTI móvel, com médico e enfermeiro.

“A chegada desses equipamentos vai permitir a organização do atendimento de urgência no Município, ou seja, mais agilidade no salvamento de vidas”, registra Ana Karla Lima.

Dominguinhos pede votos para Serra


O garanhuense Dominguinhos apareceu nesta terça-feira no programa eleitoral de José Serra pedindo para seus conterrâneos nordestinos votarem no homem, como ele mesmo disse: "Não deixem de votarem neste homem!".

É bom lembrar que o histórico de Dominguinhos com o PSDB vem de longas datas, sendo um dos compositores preferidos para as campanhas nacionais, era dele as principais músicas que embalaram as campanhas vitoriosas de Fernando Henrique Cardoso.

Tendo como referência de música e de vida o Rei Gonzagão, Dominguinhos dá provas de que realmente aprendeu direitinho. Gonzaga passou muitos anos sendo criticado por colocar seu prestígio a serviço de campanhas políticas, principalmente dos poderosos da época. O próprio PT é o partido preferido de intelectuais e artistas.

Não é nenhum demérito para ninguém poder se expressar. Todos têm o direito a opinar e argumentar sobre suas preferências. Seja ele um artista, um feirante, um jornalista, um pastor, um padre, um pescador, arquiteto, médico, etc. E claro, do outro lado, todos têm o direito também a discordar.

Errado, e será sempre, é utilizar de mentiras para enganar a população.

Portanto, o Mestre Dominguinhos tem todo o direito de expressar suas preferências políticas, que aliás são coerentes com aquelas desde quando começou a trabalhar suas composições de forma eleitoral.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.