sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Dia do professor - Luta de classe e desenvolvimento regional


Existem várias visões deste mesmo dia. - 15 de Outubro, dia do professor.
É claro que é dia de agradecer aos professores que fazem das suas vidas uma missão para fazer dos alunos pessoas melhores.

Há os que apenas vêem nele um feriado para as escolas e uma oportunidade para descansar ou viajar.

Há os que utilizem a data como trincheira de luta social pra conquistas para a classe, tão menosprezada pelos governos.

Para os antigos alunos, um momento para recordar seus antigos professores. Quanta saudade!

E dá até pra se tratar de política neste dia. Nomes como os professores Pedro Falcão e Eliane Simões são sondados para uma disputa municipal. Como bem o fez o jornalista Roberto Almeida. Meu amigo Pedro tem seu nome solicitado também na vizinha São João, onde nasceu o diretor do Campus da UPE-Garanhuns.

Pedro Falcão tem assumido cada vez mais outras missões na Universidade de Pernambuco, sendo responsável pelo crescimento da instituição em Serra Talhada/Salgueiro, Arcoverde e Caruaru. Já ouvi alguns amigos inclusive que pensam em não atiçar sua entrada na política, pelo seu futuro dentro da própria universidade e no governo do estado, onde deve ter carreira promissora.

Com a professora Eliane Simões a coisa é parecida. Profissional de inquestionável capacidade gestora, tem feito um trabalho importante no ensino superior de Garanhuns com repercussão regional. À frente da Autarquia de Ensino Superior do município, dirige hoje uma instituição que conta com quase dois mil alunos, e sempre numa crescente evolução. Cursos como Secretariado Bilíngue, Direito e a novata Engenharia vêm somar à Administração e suas variáveis como uma grande base de desenvolvimento regional a partir do investimento na capacitação dos nossos jovens para o mercado de trabalho. Mas Eliane já demonstrou várias vezes não pensar em adentrar no mundo da política. Isso divide seus amigos. Uns entendem a posição da professora, e aprovam sua decisão, deixando-lhe à vontade para fazer o que bem faz, cuidar da nossa educação. Porém outros gostariam de ver a mulher romper os muros da universidade e chegar a administrar o município, com a dedicação e competência que lhe são características.

De qualquer forma, é muito bom ter professores aptos a dirigir a cidade. Mostra um reconhecimento à categoria. São também administradores, e têm que ser para gerir, pois nos bancos das faculdades de formação de professores não se ensina a gerência, principalmente da coisa pública. Isso mostra também que estão em evolução constante, atentos às necessidades de formação profissional, para eles e claro, para nós também.

Não sei até onde vão estas possibilidades, mas uma verdade é que é muito bom que ela exista.
Em nomes de Eliane Simões e Pedro Falcão, ladeados pela minha esposa Wilksonita e minha mãe Gelva, que são professoras, desejamos a todos os professores que sejam felizes, neste e em qualquer dia!

Atletas de Garanhuns continuam ganhando tudo


Na manhã ensolarada da última terça-feira, 12 de outubro, os atletas de pedestrianismo de Garanhuns venceram a quinta edição da Corrida Cross Country, no município de Cabo de Santo Agostinho-PE.

Na classificação geral do masculino, os três primeiros lugares do pódio foram ocupados por atletas garanhuenses. Gilmar de Oliveira foi campeão com o tempo de 17min25seg. Em segundo lugar ficou Josueldo Francisco e em terceiro Ênio Kleiton. No feminino, Mirian farias fez o melhor tempo 20min45seg, alcançando o primeiro lugar, na categoria.

A equipe de Atletismo de Garanhuns conta com o apoio institucional da Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Comunicação Social e Esportes.

O caso da ponte - Parte final

Abre-se uma gaveta e lá se vai a CPI da ponte para o arquivamento.
Fui cobrado em e-mail para relatar sobre a pizza do caso da ponte. A investigação da câmara de vereadores que acaba sem apontar irregularidades no contrato.
Primeiro vi o Wagner Marques relatando em seu blog que alguns portais de notícia do estado tinham tratado do assunto.
Depois vi o Roberto Almeida sendo cobrado por leitores para se manifestar sobre o assunto, e com a sapiência de sempre, ele confirma o que todos já sabiam. Não dava para esperar nada diferente de uma câmara de que tem maioria governista. É natural!
Podemos ir além quando vemos em Dr. Dimas um dos prováveis sucessores do próprio prefeito Luiz Carlos, esperando contar com o seu apoio. Iria ele contra o que pode ser seu futuro?
E mais.. Não somente a câmara de vereadores de Garanhuns, mas de toda e qualquer cidade em que o poder legislativo esteja soterrado dentro do executivo não existirá nunca a necessária fiscalização constitucional.
.
Ao amigo João Paulo Vasconcelos, sobre seu comentário.
O nome de Dr. Dimas foi citado por ser o presidente da CPI, portanto responsável direto pelo arquivamento. Apenas uma questão administrativa da sua função. E claro, ele é um dos prováveis candidatos à sucessão de Seu Luiz Carlos, com o apoio institucional. Sua decisão tem repercussão, mesmo que corroborada pelos seus pares da CPI, Ary e Sivaldo. Mas ele é o presidente. É o ônus do trabalho, que nem sempre é de floreios. E até entendo essa questão política. É claro que deve ter seus argumentos para o arquivamento.
E pra deixar claro e evitar interpretações equivocadas, a minha decisão de deixar a Diretoria de Cultura do município foi de foro pessoal, não me senti pressionado por ninguém. Avaliei naquele momento que seria mais produtivo voltar às minhas atividades profissionais, e olha que não foi uma decisão fácil de ser tomada. E todos sabem disso pois sempre deixei bem claro aqui que deixei amizades dentro da administração, mas continuo a fazer minhas observações. Essa é a essência deste e de qualquer blog, ser focado na opinião do blogueiro que o escreve. Não tenho aproximação com Dr. Dimas, e o comentário aqui foi apenas politicamente técnico, como pode ser revisto no texto acima.

Onde estão os candidatos que receberam apoio de Lula? Desapareceram?


Uma coisa tem me chamado a atenção, os candidatos, vitoriosos ou não da campanha de 3 de outubro, desapareceram.

Onde está Izaías, Zé da Luz, Leonardo Dias, Claudiano, Ana Arraes, Inocêncio, todo mundo que teve votos em Garanhuns colando a sua cara com a de Lula?

Na hora que eles precisavam do apoio do presidente pra distribuir santinho a rojão de carinha colada para se eleger, todo mundo partiu para encher ruas e praças de pinturas, cartazes, carros de som, e tudo mais.

Agora que não precisam mais deixaram Dilma e Lula sós. Não vi um carro de som ainda pedir votos para a candidata do homem. Aliás, nem do outro lado também. A campanha tem sido exclusivamente pelos guias eleitorais e pela campanha difamatória e exdrúxula dos e-mails na internet. E vejam, já se foram quase quinze dias daquele dia 3 de outubro, outros 15 dias faltam para a nova eleição.

Garanhuns e Pernambuco têm muito em jogo nesta campanha. São anos de investimentos que têm mudado a cara regional.

Vejam Garanhuns. Praticamente tudo que a prefeitura fez foi com dinheiro federal. Foram oito anos de Lula que trouxe uma redenção e esperança de desenvolvimento para o Nordeste, e com isso todo o Brasil ganhou com a desconcentração de renda no sudeste. Mas muita gente não está conseguindo acompanhar este debate.

Agora Pernambuco tem 20 deputados federais eleitos com a bandeira de Lula. Elegeu também dois novos senadores. O governador eleito é um afilhado político do presidente. Jarbas perdeu de uma forma avassaladora, e claro, não gostará de ver Eduardo se aproximar de um futuro governo Serra.

Pernambuco é o estado que tem a cara de Lula. E isto não mudará! Por isso, não é questão de ideologia, é de estarmos no mesmo time! O Nordeste já entendeu isso e dá ampla margem a Dilma, mas eu, sinceramente, achei que seria maior por tudo que esse governo fez para nosso povo.

Vamos deixar de falar de aborto e vamos falar de transnordestina, transposição do Rio São Francisco, Bolsa-Família, ProUni, etc. Tudo tem impacto na melhoria da qualidade de vida e de oportunidades para nossa gente e nossa região.

Tivemos o governo Lula e o governo FHC como últimos exemplos de administrações. São projetos diferentes para o Brasil.

Sinceramente, não sinto na candidatura Serra o compromisso com o Nordeste que está dispontando como região de desenvolvimento.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.