segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O DEM em busca de identidade - De volta para o passado!


O DEM (Democratas), partido conservador de filosofia política liberal, já foi o PFL que antes foi o PDS e antes ainda foi a ARENA, a Aliança Renovadora Nacional, partido que dava sustentação à ditadura militar. De lá pra cá muita coisa mudou e principalmente, muita gente mudou de lado, em sua maioria saiu da direita para a neo-esquerda governista. Os que ficaram perderam um pouco da identidade. (Os que saíram também, mas são amigos do poder)

O PSDB nasceu naturalmente de uma dissidência do PMDB, que ideologicamente está mais distante daquele MDB do que o próprio PSDB. O Brasil hoje está infestado de partidos de centro, aqueles que nem são uma coisa nem outra, porque ser radical não dá mais voto. A direita é vinculada à ditadura e a esquerda, ou melhor a extrema-esquerda não inspira governabilidade, portanto, partidos que ninguém sabe direito o que defendem, no Brasil são ótimos para políticos que também não têm o que dizer.

Alguém disse que time que não joga não tem torcida, acho que foi o Roberto Magalhães, um legítimo e respeitado representante daquele PFL que foi perdendo a identidade. A frase quer dizer no mundo da política que partido que não concorre em eleições para o executivo não forma militante nem tem eleitor. E eu completaria, time que não joga não forma seus craques. O DEM, ou PFL como muita gente ainda prefere, não renovou seus quadros. Tanto em Pernambuco quanto no restante do país as lideranças são as mesmas de 40 anos, alguns mais jovens receberam seus cargos por herança. Nenhum jovem quer ser hoje do DEM. Partido envelhecido.

Como ficou na sombra do PSDB no Brasil nos últimos 20 anos acabou por se tornar uma sublegenda nas campanhas presidenciais, igual a outras siglas que não têm sua história nem seus quadros.
Em Pernambuco aconteceu algo parecido mas não igual, pois aqui Jarbas Vasconcelos e seu PMDB apoiou Mendonça Filho para sua continuação, embora a campanha tenha naufragado.

Agora o prefeito bem avaliado de São Paulo, Gilberto Kassab, apresenta uma ideia do DEM juntar-se ao PMDB, partido fisiológico que tem o vice-presidente eleito, Michel Temer, e a força de vários ministérios na próxima gestão. Outra ideia seria fortalecer legendas medianas como PR, PL ou o PPS para formar um partido maior, com mais força representativa. O DEM ainda com seus problemas de identidade, elegeu dois governadores.

Mas as principais lideranças, principalmente os Maia do Rio de Janeiro, disseram não a Kassab, que já recuou. Porém a sugestão fez gerar um debate sobre a sigla e seu ressurgimento. Já é quase consolidado que o partido terá nome próprio para presidente em 2014.

Acho que é assim que tem que ser, gosto de primeiros-turnos com muitos candidatos, deveria ser obrigatório todos os partidos lançarem candidatos a todos os cargos, o segundo-turno existe justamente para que possam se unir depois e fazerem os casamentos das ideias. Mas também precisamos rever o sistema partidário e eleitoral brasileiro. Não podemos ter partidos que não representam nada e ninguém, e mais, continuar beneficiando quem tem dinheiro nas eleições, pois sabemos que cada um vai cobrar sua conta depois de eleito, e do jeito que está, estamos expurgando pessoas de bem do processo eleitoral porque não têm dinheiro para gastar com política.

Quanto ao DEM, o futuro pode ser uma volta ao passado, mas renovando discursos e caras.

Confira o resultado da Maratona Maurício de Nassau


Aconteceu neste feriado de 15 de novembro a 1ª Maratona Internacional Maurício de Nassau, que percorreu as ruas do Recife e de Olinda, com largada e chegada no Marco Zero. Entre os quatro primeiros a cruzarem a linha de chegada da maratona de 42 km, estão dois garanhuenses, patrocinados pela Prefeitura de Garanhuns.
Franck Caldeira, de Minas Gerais, venceu a corrida, completando o percurso em 2h21min36; Waldir Sérgio, também de Minas Gerais, chegou em segundo, com 2h22min46 e os garanhuenses Jair José da Silva e Marcos Antônio conquistaram o 3º e 4º lugares, com 2h23min36 e 2h24min44, respectivamente.

A Maratona ainda contou com a prova de 21Km, denominada de Meia-Maratona Internacional Mauricio de Nassau, que teve como vencedores atletas que integram a Equipe de Pedestrianismo de Garanhuns. Alan Bezerra da Silva venceu a Meia Maratona com um tempo de 1h7min16, seguindo do também garanhuense Enio Kleiton, que cruzou a linha de chegada em segundo, com um tempo de 1h7min46.
Na Meia-Maratona Feminina, a garanhuense Miriam Farias da Silva venceu a prova com o tempo de 1h24min8. De acordo com a organização do evento, quase 300 pessoas se inscreveram para o percurso de 42 km . No total, foi registrada uma média de 2 mil inscritos.

CONQUISTAS EM JOÃO PESSOA E MACEIÓ – E o fim de semana também foi positivo para os atletas de Garanhuns em nível regional. Cícero Vieira venceu a Corrida do SESI, realizada em João Pessoa-PB , no último sábado dia 13. Já o atleta José Marcio conquistou a 2ª colocação na Meia-Maratona da República, realizada em Maceió, também no último sábado, dia 13.

Ornilo Lundgren - Secretário de Desenvolvimento de Garanhuns escreve ao blog


Caro Ronaldo,

Aguarde que teremos mais investimentos concretos para nossa cidade. Saiba que lamentavelmente somos obrigados a fazer jus ao ditado popular que diz que o "Segredo é a alma do negócio".

Estamos prestes a receber a confirmação de um dos nossos projetos, este especificamente, encontra-se junto a Petroquímica/SUAPE.

Nada acontece do acaso, sempre teremos alguém por trás regendo ou arquitetando.

Ronaldo, somos obrigados por força do Marketing a não revelarmos muitos dos negócios que estão chegando a Garanhuns.

Algumas informações que talvez a população ainda não saiba como exemplo:

- que já esta em fase de conclusão de limpeza do terreno para a instalação de uma indústria de insumos lácteos;

- que as empresas Fundição Carvane e a Serra Branca em conjunto com a Secretária de Desenvolvimento Econômico/PMG, irão receber no dia 26/11 em SUAPE, o prêmio de "Inteligência Empresarial";

- que existe e atuando na sua plenitude, o “Conselho Consultivo de Empreendedorismo Comunitário”;

- que estamos trabalhando de forma intensa para termos o nosso aeroporto atuando, e lhe afirmo que estamos em avançado nível de negociações;

- que a nossa Facção de Costuras, produz para Toritama, Santa Cruz do Capibaribe,Maceió e Lajedo, dando assim um grande suporte a estas cidades através da nossa prestação de serviços;

- que estamos capacitando as nossas costureiras com o objetivo também de atender a possível chegada de uma grande indústria a nossa cidade, que ainda não posso divulgar qual o seu segmento de atuação.

Bem, possuímos e regendo e arquitetando muito no silêncio para o desenvolvimento de Garanhuns, junto com os nossos parceiros tais como UFRPE, AESGA, ECONORDESTE, UPE, SDE/Estado, DIOCESSE e outros grandes parceiros da nossa sociedade.

Deixo aqui meu fraternal abraço e o convite a vir nos visitar (SDE) e dentro do possível lhe informar os nossos projetos.

Ornilo Lundrgren

.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.