segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Saiba quais são os clubes pernambucanos na Taça São Paulo de Futebol Junior


A Taça São Paulo de Futebol Junior é a maior competição no Brasil que acontece no mês de janeiro, e é a principal referência de descoberta de craques para o futuro. O torneio recebe mais de 60 equipes de todo o país, que se espalham por várias cidades do estado de São Paulo, e a grande final acontece no dia de aniversário da capital. A competição reúne os times de aspirantes de clubes tradicionais e outros mais desconhecidos do futebol nacional. Pernambuco estará representado por duas equipes... Dou um doce se disserem quais são.

Vamos lá... Os meninos que viajarão para São Paulo acalentando o sonho de serem descobertos por algum empresário ou de poder vestir a camisa de um grande clube brasileiro são os do Porto de Caruaru e os do Vitória, da terra da cachaça.

Fazem por merecer, mas todos perguntarão: E onde estão Santa Cruz, Sport e Náutico? Os dois últimos estão cumprindo uma suspensão de alguns anos por problemas na copa.

A falta dos três grandes clubes pernambucanos numa competição desta importância reflete-se no atual estágio do futebol pernambucano. Nenhum clube na elite nacional e o Santinha afundado na quarta divisão.

Boa Sorte a Vitória e Porto, que consigam trazer o inédito título de campeão da copinha para Pernambuco, embora saibamos a dificuldade que é enfrentar os grandes clubes brasileiros que investem de verdade nas categorias de base.

Turma do Fom-Fom em Garanhuns



Estive hoje no Colégio Santa Joana Darc e tive o prazer de encontrar a Turma do FomFom fazendo um interessante trabalho de educação no trânsito para a garotada, patrocinado pelo DETRAN-PE e apoiado pela AMTT-Garanhuns.

A professora Maria Almeida colocou o colégio à disposição da Trupe e mais de uma centena de estudantes curtiram a brincadeira educacional.
O trabalho consiste em ensinar algumas regras básicas de trânsito como atravessar na faixa de pedestres, semáforos, respeito ao pedestre, uso do cinto de segurança entre outras dicas, que ensinando brincando fixa mais, pois se aprende divertindo.

Só acho que o DETRAN podeira aproveitar os artistas locais para esse trabalho, não precisando trazer uma Van cheinha de Recife. Mas o trabalho é muito importante!
Outros colégios serão visitados pela Turma do FomFom.
.

Tigre vence Horizonte de virada na abertura da Taça Brasil


Beto Costa/CBFS

Tigre e Horizonte fizeram um jogo equilibrado, mas os pernambucanos levaram a melhor
Jaraguá do Sul (SC) - A Divisão Especial da 37ª Taça Brasil de Clubes, adulta masculina, foi iniciada nesta segunda-feira (29/11). O campeonato, que encerra o calendário anual de competições nacionais, será realizado até domingo (5/12), na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC), envolvendo as principais equipes do salonismo nacional. No jogo de abertura, o Tigre/Garanhuns (PE) bateu o Horizonte (CE), por 3 a 2, de virada.

Com isso, o Tigre sai na frente no grupo A da Taça Brasil, que também é composto por V&M Minas (MG) e Moita Bonita (SE), que se enfrentam logo mais, às 17h30. A Krona/Joinville/DalPonte (SC) completa esta chave - o time catarinense está de folga na rodada inaugural.

Nos primeiros minutos as equipes tiveram cautela, a marcação prevaleceu sobre os ataques. Com isso, as chances de gol foram escassas. O tento que abriu o placar ocorreu já nos minutos finais da etapa inicial. Aos 17min49 o goleiro Glauber foi ao ataque e chutou forte e rasteiro. A bola foi no canto direito do arqueiro Laga, fazendo 1 a 0 para os cearenses.

Nos instantes derradeiros da etapa inicial o Horizonte ampliou. Beto cruzou na área, Komati tentou cortar e mandou contra suas próprias redes, aos 19min47. Mas faltando três segundos para o final do primeiro tempo, Juninho cobrou uma falta e a bola desviou em Lulu, enganando Glauber, fechando o marcador da etapa inicial em 2 a 1.

O empate dos atuais vice-campeões da Taça Brasil ocorreu aos 33min06. Em outra jogada iniciada com a bola parada, Pelé cobrou falta na segunda trave, onde estava Felipe que desviou para a rede adversária. No minuto final, Juninho acertou um chute cruzado e decretou a virada e a vitória da equipe de Garanhuns, aos 39min11.

“No começo estávamos nervosos e ansiosos. Mas conseguimos o gol no final do primeiro tempo que nos deu tranquilidade. Este gol foi fundamental para que conseguíssemos nos acalmar e virar o marcador no segundo tempo”, destacou o ala Felipe, autor de um dos gols do Tigre.

No Horizonte, o goleiro Glauber falou sobre o que levou seu time a permitir a virada. “Houve uma desorganização de nossa equipe no segundo tempo. Demos muitos espaços para o Tigre, que tem uma grande equipe. Agora temos que corrigir o que erramos para vencer o jogo da próxima rodada”, comentou.

Nesta terça-feira (30/11), na segunda rodada da Taça Brasil, o Tigre folgará, enquanto o Horizonte encara o Moita Bonita, às 14h30.


http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/competicoes/vernoticia.php?id=8142

A dica veio do Othoni Ferro. abraço!!

.

E por falar em oposição...


O presidente Lula demonstrou ojeriza e desprezo pela oposição durante a campanha deste ano, recomendando até extirpar o DEM. Num país democrático esse tipo de atitude causa um constrangimento institucional, pois a oposição é necessária como alicerce político, para evitar o totalitarismo e os desvios administrativos nas esferas do executivo.

Pode ser na presidência ou na menor das cidades brasileiras, deve haver uma oposição responsável. Em quaisquer cidades que não exista uma oposição livre, facilita para que seus prefeitos governem sem prestar contas de suas ações. Já diz o dito popular, toda unanimidade é burra!

Essa oposição deve ser política e preferencialmente feita pelos líderes adversários e pelos parlamentares nas casas legislativas, mas nada impede que segmentos da sociedade ou qualquer cidadão exerça também seu senso crítico quanto à administração pública.

Por isso temos jornalistas, advogados, comerciantes, professores, que acabam por se tornarem portavozes da comunidade quando as casas de discussão falham em sua obrigação institucional de fiscalizar o executivo.

Pensei neste artigo depois de ler a denúncia do meu professor de Ciência Política, Rafael Brasil, sobre a merenda em Caetés, e perceber que oposição em câmaras de vereadores na região não é uma coisa fácil de ver e de se fazer.

Discutir política e administração, isto é exercer a cidadania!
.

O PMDB de Pernambuco - Oposição ao próprio partido?


O PMDB é um partido interessante, nasceu como oposicionista ao regime militar, mas já naquela época aceitava se dividir internamente, recebendo políticos das mais diversas correntes, pois o país vivia a época do bi-partidarismo, ou era do MDB ou da ARENA, que dava sustentação aos governos.

Mas a sangue e suor chegou a democracia e o maior partido do país encravou-se no poder com unhas e dentes, podemos até dizer que nenhum presidente governa sem o PMDB.

Porém Pernambuco tem sido uma célula de resistência no PMDB e juntamente ao DEM fazem oposição sistemática ao governo federal. Do DEM até se entende pois seu acordo político (que já está mofando) é com o PSDB, mas o PMDB não, mesmo liderando a aliança regional, em nível federal o partido tem estado ao lado de Lula e deu o vice-presidente para Dilma Roussef. Portanto dentro do próprio partido, o PMDB de Pernambuco é tido como oposição.

Jarbas Vasconcelos tem mais quatro anos de mandato, ou seja acompanhará toda a gestão da presidente. Se o PMDB terá uma penca de ministérios, participará efetivamente do governo, inclusive ocupando a vice, como deverá se comportar Jarbas? É bom lembrar que o vice de Lula, José Alencar é do PRB.

Imaginar em aproximação com o governo federal pode feder a coisa por aqui, pois seus inimigos são justamente os petistas e socialistas.

Imaginar que Jarbas possa perder o partido em Pernambuco também é improvável, pois muitos partidários vêem no Pernambucano uma célula de resistência política ao jogo fisiológico peemedebista. Assim, é melhor manter entre seus quadros alguém que é respeitado ainda como um ideológico histórico, como era o Pedro Simon.

Mas que é uma oposição interna ao próprio partido, isso é.
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.