domingo, 7 de fevereiro de 2016

TANAJURAS - Tiragosto típico e caro do cardápio nordestino!



Tira-gosto sem igual, caro, e de sabor inigualável, as tanajuras são vistas com certa reprovação por muita gente, mas pra quem gosta, é especial. Muitas pessoas congelam para ter a iguaria durante todo o ano. As bundinhas gordurosas e crocantes fazem parte do cardápio nordestino, principalmente do pernambucano. Na manteiga, com sal e na farinha (eu prefiro sem), não dá pra quem quer.

Geralmente nos primeiros meses do ano aumenta a oferta de tiragostos regionais, dentre eles, principalmente, o caju, pra tomar uma lapada de cachaça, a sua castanha, sempre apreciada e igualmente cara, e a danada da tanajura, aquela formiga voadora, que frita, transforma-se em uma das mais tradicionais e caras iguarias da culinária regional. Uma medida num copinho de cachaça chega a custar R$ 10,00, imaginem o quilo.

Não existem muitas receitas com tanajura. No Ceará fazem bolo, colocam como ingrediente de risoto, não sei se é verdade, vi na internet. Mas o melhor mesmo é ela frita na manteiga com sal. E pronto! Cerveja gelada, cachaça e um bom papo descontraído com amigos!

O Nordestino de tudo faz comida, e das boas. Tripa e buchada são bons exemplos.

Geralmente quando se mostra na TV que em alguns países se come grilos e gafanhotos, o povo daqui sente nojo, e não analisamos com o mesmo olhar algumas comidas que fazem parte do nosso cardápio, feito tripa, sarapatel, dobradinha, a própria tanajura, gia, etc (rsrsrsrs). São costumes culturais enraizados na população.

E aí? Gosta de tanajura?

Publicado originalmente em 12/01/2010

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.