quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

GARANHUNS – População Idosa é beneficiada com Cirurgias de Catarata


A Fundação Altino Ventura e a Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde, estão realizando, gratuitamente, no período de 17 a 21 deste mês, cirurgias de Catarata nas instalações do Hospital Infantil Palmira Sales, em Garanhuns.

A Campanha de Catarata contempla nesta primeira etapa 200 cidadãos, na faixa etária a cima dos 60 anos de idade, que apresentam os sintomas da doença, diagnosticados por meio de triagens realizadas desde novembro de 2010 por agentes Comunitários de Saúde e uma equipe da Fundação Altino Ventura. Os procedimentos cirúrgicos estão sendo realizados nos turnos da manhã e da tarde na Unidade Clínica Móvel da Fundação, totalmente equipada para receber os pacientes e que está estacionada nas dependências do Hospital Palmira Sales.

De acordo com o coordenador de Atenção Básica do Município, Robervan Pedrosa, é necessário que os pacientes triados para esta primeira etapa compareçam com antecedência a Secretaria de Saúde do Município, das 8 às 14 horas, ou ao Hospital Infantil Palmira Sales, para apresentar as xérox do Documento de Identidade, CPF, comprovante de residência, cartão SUS, exame de sangue e parecer cardiológico para comprovar que estão aptos a realizar cirurgia.

“Toda esta ação é na intenção é diminuir a demanda de pacientes com Catarata em Garanhuns, reabilitando a visão desses indivíduos e melhorando a sua qualidade de vida”, registra Robervan Pedrosa.

NOVA TRIAGEM – Paralelo as cirurgias, nesta semana, de 17 a 21 de janeiro, também está sendo realizada uma nova triagem com pessoas acima de 60 anos, com sintomas de Catarata. O atendimento acontece a partir das 8h, no período da manhã, e das 13h, no turno da tarde, no Centro de Especialidades Médicas Dr. Luiz Lessa. No local, uma equipe da Fundação Altino Ventura realiza exames e o diagnóstico da doença. Nos dias de consulta, é necessário que o paciente esteja munido do Cartão do SUS, xérox da carteira de Identidade, CPF e um comprovante de residência. Todos que tiverem a doença comprovada terão a cirurgia marcada. A segunda etapa da Campanha de Catarata deve beneficiar mais 200 cidadãos, totalizando 400 contemplados com o procedimento. A data das cirurgias será divulgada após a triagem.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.