terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Garanhuns terá aumento de vereadores na próxima eleição. Mas quantos devem ser?


Com a nova população de Garanhuns atestada pelo Censo do IBGE, quase 130 mil, nossa Câmara de Vereadores pode ter até 19 integrantes, pela legislação vigente, mas quem define isso mesmo são os atuais vereadores e é válido paraa próxima eleição, ou seja, em 2011.

Atualmente Garanhuns tem 11 vereadores, e não é boa a avaliação da atual Câmara, que faz um trabalho muito ligado ao assistencialismo e dependente da prefeitura municipal.

Diante desta conjuntura, perguntamos ao nosso e-leitor, quantos vereadores Garanhuns deve ter?

A graaaande maioria prefere que continue nos mesmos 11, mas tenho a impressão que não se trata de uma aprovação, mas o resultado deve espelhar a opinião pública de não querer mais gente lá na mesma situação que os atuais, seria uma forma de evitar gastar nosso dinheiro com uma Câmara de Vereadores mais inchada.

Por outro lado é bom que se diga que o aumento de vereadores não quer dizer necessariamente que se vá aumentar o gasto público na manutenção do legislativo, pois o percentual de repasse municipal para a edilidade permanece a mesma.

Há os que defendem até que o aumento de vereadores diminui os gastos, pois divide com mais gente e aumenta a representatividade. Assim, poderia se chegar aos 19, número máximo. Tivemos 25% do nosso e-leitorado aprovando essa quantidade. Precisamos oxigenar a política garanhuense.

Quem acha 19 muito para Garanhuns, faz a média entre os atuais 11 e os 19 que poderia chegar e aposta em 15, que é a atual perspectiva. Porém 15 vereadores é o que tem cidades de portes menores que Garanhuns, metade da população de nossa cidade já poderia ter 15 vereadores, por isso um novo número foi lançado: 17. 

Essa decisão deve ser tomada ainda esse ano pelos vereadores. Acho que vai pra 15, mas acho 17 um bom número. Seria uma forma de colocarmos na política de Garanhuns mais gente, criando novas oportunidades a pessoas que não têm tanto dinheiro pra gastar com campanhas eleitorais. Pois o tipo de voto que tivemos na última eleição acaba afugentando mais pessoas de bem que só podem pedir votos na base da proposta e da boa vontade.



Vamos ao resultado da nossa enquete:

Quantos vereadores Garanhuns deve ter a partir da próxima eleição?

19 vereadores 25 votos (25%)
17 vereadores 8 votos (8%)
15 vereadores 16 votos (16%)
11 vereadores 50 votos (50%)

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.