quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Garanhuns terá aumento na quantidade de vereadores na próxima eleição


Com o novo censo do IBGE que apontou um aumento na quantidade de habitantes em Garanhuns, chegando a quase 130 mil, a legislação brasileira aponta que cidades com esta população poderão ter até 19 vereadores, porém a quantidade exata deve ser estipulada pela própria câmara local.

Se chegássemos a este número de vereadores teríamos uma maior representação da sociedade, e é bom lembrar que não aumentam os recursos enviados ao legislativo, sendo um percentual fixo, que depende também do número de habitantes, quanto maior a população menor é o repasse.

Mas não é certo que Garanhuns chegará aos 19 vereadores na próxima eleição, pois existe uma posição já adotada por alguns vereadores como Marcelo Marçal e Sivaldo Albino de que 15 cadeiras seria um número ideal para a cidade.

A certeza é que nos 11 atuais não fica mais. E de fato, é muito pouco para uma cidade com tantos problemas feito a nossa. E esta quantidade acaba por afastar bons nomes que não entram na política pela dificuldade de se eleger. Imagine que dos atuais vereadores voltem seis ou sete em uma nova eleição, ficaria somente 4 ou 5 vagas para novatos, e ainda assim voltam nomes com passagem pela câmara, o que dificulta qualquer renovação.

Por outro lado, o que precisamos é melhorar a representatividade e não apenas aumentar o número de vereadores. Mas esse aumento na Câmara já promete arejar os ares!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.