sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Garanhuns terá CINE TEATRO no Centro Cultural, uma espécie de Cinema do Parque


A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, dará início às atividades do projeto Cine Mais Cultura, do Ministério da Cultura, em Garanhuns. A partir do próximo dia 10 de fevereiro, todas as quintas-feiras, às 19 horas, a população poderá prestigiar sessões de cinema gratuitamente. As exibições acontecerão no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, com destaque para obras cinematográficas nacionais.

O Espaço, batizado de Cine Teatro – Já que as exibições acontecerão na sala do Teatro Luiz Souto Dourado -, tem capacidade para receber 600 expectadores sentados. De acordo com a secretária de Turismo e Cultura de Garanhuns, Gabriela Valença, a intenção é que antes de cada sessão seja realizado um debate de 15 minutos, com discussões sobre o assunto contextualizado em cada mostra. O objetivo é refletir sobre o conteúdo de cada filme.

Para que o Projeto se tornasse realidade, o Ministério da Cultura disponibilizou equipamento audiovisual de projeção digital e obras brasileiras do catálogo da Programadora Brasil, também do Governo Federal. Além disso, dois profissionais da Prefeitura foram capacitados para coordenação dos trabalhos, manuseio e manutenção do equipamento.

A exibição do filme “Lula, o Filho do Brasil”, marcará o lançamento do Cine Mais Cultura em Garanhuns. Filmes como: Tropa de Elite 1 e Central do Brasil, entre outros, figurarão no Cine Teatro Garanhuns.
.
Agora comigo: Esta iniciativa é grandiosa sobre todos os aspectos. Cria público, gera um debate sobre os filmes, e consequentemente, cultural. O fato de ser gratuito pode trazer um novo espectador para a sétima arte.

Também é turístico, pois cria uma agenda, pode ser divulgado em todos os hotéis como uma opção cultural que alimente a permanência do visitante em nossa cidade. Pode também a curto prazo incentivar a produção de curtas-metragens em Garanhuns, como já existe um movimentação com vários profissionais e amadores produzindo seus filmes, inclusive o Instituto Presbiteriano de Heliópolis já realizou com muito sucesso dois festivais estudantis.

Além disso, a programação e o horário tira as pessoas de casa, e depois podem circular na cidade gerando dividendos em bares e restaurantes.

De fato, uma graaande iniciativa de sucesso.

Durante um período que passei no Recife fazendo um tratamento de saúde, virei figurinha carimbada do Cinema do Parque. Adorava o passeio, os encontros com os amigos, os filmes, alguns até que já tinham passado na rede comercial, mas que passava ali por um valor simbólico para manutenção do cinema, talvez até se possa pensar nisso aqui.

Fiquei muito motivado quando soube da novidade aqui em Garanhuns e se a secretária Gabriela Valença e a Milena, turismóloga, que trabalha com ela, me permite, pude sugerir o nome, CINE THEATRO, aproveitando a magia do Teatro Luis Souto Dourado. Parece-me que foi acatada a simples sugestão.

Não podemos viver somente de festivais, precisamos de uma movimentação cultural cotidiana, e o Cine Teatro vem fazer parte com elegência da nossa agenda. O Festival, qualquer ele, é interessante, mas gera uma movimentação concentrada durante alguns dias, e depois vem centenas de dias sem novas atrações.

Parabéns ao realizadores!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.