domingo, 2 de janeiro de 2011

Logomarca da Olimpíada do Rio de Janeiro pode ser plágio


O blog "Meio de Campo" do site Globo Esporte.com, ligado ao mega portal da Globo, traz a dúvida sobre a originalidade da logomarca criada pela agência Tátil.

A desconfiança se dá pela semelhança com a marca da Telluride Foundation, uma organização filantrópica que trabalha com arte, educação e esporte nas comunidades locais na pequena cidade turística de Telluride, no Colorado, uma das estações de esqui mais frequentadas na atualidade.

Já publicamos a logomarca aqui, mas agora reveja comparando com a que teria sido a fonte de inspiração. O concurso no Rio de Janeiro reuniu 139 empresas.

Os meios sociais na grande rede foram os primeiros a anotarem a semelhança e assim vem se espalhando rápido pela internet. Isso mostra que existe uma nova vigilância no mundo moderno que vai além de Ministério Público e Imprensa. As redes sociais vão se transformando do 5º poder, influenciando a sociedade e o modo de viver das pessoas.

Quanto a logomarca, acho que pode ter havido influência mesmo, mas que não altera a beleza de um símbolo brasileiro, o Pão-de-Açúcar, as cores do Brasil e a união nele representada, que é mais importante que o simples desenho.

E você, o que acha? É plágio, é fonte, é coincidência, é inspiração?

Observem que há semelhança no entrelace dos bonecos e nas cores, porém aqui eles formam o Pão de Açúcar e na de lá, um coração. Há nos comentários no blog MEIO DE CAMPO, uma referência ao quadro A DANÇA, de Matisse, que seria a inspiração original à primeira logomarca.

Outra informação é que a logomarca da Telluride já havia sido copiada para o carnaval de Salvador em 2004.

É, tem lógica! Mas aí entra a critividade de publicitários e artistas para transformar tudo isso em um símbolo de um grande evento.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.