quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O resgate histórico de José Inácio Rodrigues

Falamos sobre a homenagem recebida pelo professor e radialista José Inácio Rodrigues no programa Radiola de Ficha apresentado pelo Marcos Cardoso na Rádio Marano. Ao completar um ano de existência, o programa fez uma grande festa na Churrascaria Terraço e foi prestigiado por mais de mil pessoas durante todo o dia, dentre essas pessoas haviam os habituais fãs do Radiola e muitas personalidades de Garanhuns que se juntaram em coro para aplaudir a presença de Zé Inácio.

Mas a homenagem acabou por não apenas recordar seu tempo de radialista, sua época de prefeito foi lembrada e por várias vezes foi dito que é preciso se resgatar aquela história e o homem que conseguiu várias conquistas para o município, e é bom que isto esteja acontecendo ainda com ele em vida. A saúde de Zé Inácio já não é a mesma, mas continua firme e forte, lúcido e simpático, aliás, como sempre. Outras pessoas amigas como Severino Albino, na época presidente da Câmara de Vereadores também saudaram o ex-prefeito. Mano do Caetano e o próprio Marcos Cardoso falaram sobre a figura humana do radialista, que fazia rádio antes mesmo de Garanhuns ter rádio, no sistema de som dos altofalantes.

Foi Adolfo Lopes quem pediu para relembrar momentos marcantes daquele governo que instalou indústrias em Garanhuns, aliás, segundo ele, as últimas grandes indústrias a virem para nossa cidade foi na sua gestão, a fábrica da Coca-Cola e a Refinações de Milho Brasil. Foi também na gestão de Zé Inácio que a empresa de transportes coletivos São Cristóvão iniciou suas atividades, vindo de Minas Gerais, oferecendo transporte seguro e empregos à nossa população, que naquela época vivia das lotações, muitas delas em péssimo estado de conservação, e ainda sem controle e profissionalismo no trato com os passageiros.

Vivemos também na época do ex-prefeito a valorização das festas tradicionais. Grandes carnavais ganharam nossas ruas e praças, e o São João democrático era uma grande festa.

É claro que tivemos problemas administrativos, mas nada que impeça de relembrar a figura humana de um homem que doou toda a sua vida à nossa cidade, fazendo cultura e buscando melhorias.

Continuo sem conseguir uma foto de Zé Inácio, se alguém tiver e puder nos ceder, agradecemos!

Recebemos alguns bons comentários na postagem anterior, dentre eles o prefeito de Itaquitinga, Geovane Oliveira, que relembrou também os fatos marcantes do governo Zé Inácio. A professora Ana Cecília também trouxe à memória a época de Zé Inácio, e Cândido, seresteiro, sentiu saudades da programação nostálgica de final de noite com o programa "SEMPRE NELSON"...

Amigas minhas, amigos meus...

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.