sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Polêmica - Exame da OAB


A profissão de advogado é a única no país que exige que se faça um teste ao final da faculdade para que se possa exercer a labuta, por isso está agora no STF um pedido para que se declare a exigência do exame da OAB, instrumento pelo qual o bacharel em direito se credencia à inscrição nas subseções da Ordem.

Por isso perguntamos ao nosso e-leitor do blog, para saber o posicionamento dessa gente formadora de opinião e ávida por informação, e obtivemos o seguinte resultado:

Você acha que...

o exame da OAB é inconstitucional. Toda pessoa tem o direito de exercer a profissão ao terminar a faculdade. 52 (46%)

é correto se exigir o exame da OAB, pois é a Ordem quem é legitimada para selecionar quem de fato tem condiçõies de exercer a profissão. 61 (53%)

.

Até próximo ao final da enquete tínhamos um resultado mais equilibrado, com momentos em que a opção que questiona a constitucionalidade estava à frente. Depois, a exigência do exame passou na frente e venceu.

O Supremo Tribunal Federal é órgão máximo do país para discussão sobre a nossa constituição, porém é formado por juristas, que já têm seu parecer formado. Acho que deve dar pela manutenção do exame. Há também no país algumas entidades que pretendem levar a questão à OMT - Organização Mundial do Trabalho, se o resultado for o que se imagina, sem mudanças profundas na atual conjuntura.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.