sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Post sobre as tanajuras é sucesso na net

Gente,

O post sobre as tanajuras aqui no blog no dia 12 de janeiro, fez um sucesso diferente. Foi republicado na íntegra por vários blogs parceiros de outras regiões, até do Rio Grande do Norte. Legal, né? Acho que é pelo assunto pouco usual. Muitas vezes os assuntos dos blogs vão ficando meio igualzinhos, aí vem uma postagem totalmente diferente dessa e distrai a galera. Uns deram o crédito do texto, outros só transcreveram e não citaram a fonte. Acho injusto, mas deixa pra lá. Vamos republicar nosso  post sobre esse tira-gosto esquisito e apetitoso. Mas, mais uma vez a gente se surpreende com a força multiplicadora dos blogs.
.


Em janeiro aumenta a oferta de tiragostos regionais, dentre eles, principalmente, o caju, pra tomar uma lapada de cachaça, a sua castanha e a danada da tanajura, aquela formiga voadora, que frita, se transforma em uma das mais tradicionais e caras iguarias da culinária regional. Mas a tanajura é assim, ou você gosta ou detesta, sente nojo, não tem meio termo.

Não existem muitas receitas com tanajura, alguns fazem farinha para acompanhamento, acho um desperdício. No Ceará fazem bolo, colocam como ingrediente de risoto, não sei se é verdade, vi na internet. Mas o melhor mesmo é ela frita na manteiga com sal. E pronto! cerva gelada!

Aliás existem outros tiragostos regionais como o tatu-peba, preá, gia, etc. Geralmente encontrados nas matas da região, que é bom observar se são motivos de preservação do Ibama, pois eram até mais comuns até bem pouco tempo, e agora têm sido mais difíceis de ser encontrados nos bares da região.

Geralmente quando se mostra na TV que em alguns países se come grilos e gafanhotos, o povo daqui sente nojo, e não olha algumas comidas que fazem parte do nosso cardápio, feito tripa, sarapatel, dobradinha, a própria tanajura, gia, etc (rsrsrsrs). São costumes culturais enraizados na população.

E aí? Gosta de tanajura?

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.