domingo, 30 de janeiro de 2011

Uma discussão maior sobre o comércio


Hoje é domingo, e o comércio está fechado! Claro, normal, mas achamos muito bom quando vamos à Recife e podemos passear no Shopping onde as lojas abrem logo cedo e só fecham às 22h. Esse é o espírito comercial do Shopping, vira uma praça comercial com forte apelo turístico, as pessoas vão pra lá e compram, compram, compram...

Para poder enfrentar esta enorme concorrência, o centro comercial do Recife teve que se reinventar. Hoje existem seguranças particulares nas principais ruas, sistema monitorado de vídeo, calçadões, e principalmente horários elastecidos.

Caruaru tem quebrado todos os paradigmas comerciais. Feriado? Lá quase não se conhece mais, o comércio tem sido aberto em quase todos eles, descobriu-se que não dá pra parar a economia crescente. Principalmente se o feriado é regional ou gera um "imprensado", quando os prejuízos das portas fechadas reverbera para os dias seguintes. Se a legislação autoriza que se funcione, observando as garantias trabalhistas, é permissível então que se negocie as folgas com os comerciários. Mas não concordo se trocar essa folga que seria de um feriado garantido por um dia qualquer, acho que o funcionário teria o direito de escolher o dia que quisesse folgar, podendo assim agendar uma viagem, aproveitar da forma que quisesse. Não dá pra se trabalhar num domingo e a empresa dar uma folga na segunda-feira, é diferente.

Pois bem, sabe-se que o comércio é o maior empregador de Garanhuns, e claro, os comerciantes têm todo o direito de pensar em ter melhores resultados, principalmente nesses meses de janeiro e fevereiro, onde o movimento de vendas é mais fraco. Esse feriado do aniversário de Garanhuns veio como uma flexa para a CDL e os comerciantes em geral, pois segundo eles, fere a constituição, quando se cria o quinto feriado municipal, e no caso como irá acontecer na sexta-feira, acaba por provocar queda de vendas também no sábado.

Já se decidiu que será aberto, e cada comerciante deve negociar as folgas com seus funcionários.É aquele espírito de comércio de Shopping que não deixa a roda gigante parar.

Por outro lado tem o sentido do feriado em se comemorar o aniversário da cidade, melhorando a auto-estima da população. E ainda a luta do sindicato em proteger os direitos dos comerciários, por isso acho que a discussão pode ser ampla e irrestrita, gerando melhorias para todos, pois nesse momento, a impressão que dá, é que todos os envolvidos, sob seus ângulos de visão, estão se sentindo prejudicados.

Por isso é uma discussão complicada, que pode começar se o comércio deve funcionar aos feriados. Existem milhares de categorias que trabalham nesses dias. Médicos e enfermeiros nos hospitais, bombeiros nos postos de gasolinas, policiais e agentes penitenciários, ambulantes, seguranças, industriários, motoristas e cobradores de ônibus, radialistas, jogadores de futebol, artistas, etc. Em alguns setores até aumenta a quantidade de empregos oferecida e o valor médio da remuneração.

Não sei se seria aplicável ao comércio de Garanhuns, mas cabe ao menos começar a pensar no assunto. Quando todo mundo baixa as portas na região, Caruaru agradece!

É bom lembrar que o Shopping vem aí, e lá, não tem feriado e nem domingo.

Mas repito, sempre obedecendo a legislação trabalhista brasileira.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.