segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Bota-fora no combate à DENGUE


Com o objetivo de realizar a limpeza de domicílios, como estratégia para diminuição da infestação e controle dos criadouros do Aedes Aegypti, a Prefeitura de Garanhuns dará início no próximo dia 22 de fevereiro, as ações do Programa Bota Fora no Combate a Dengue, em parceria com a Empresa LOCAR, responsável pela coleta de lixo no Município. O Programa pretende recolher lixo e os utensílios domésticos não utilizados, expostos a ação do tempo, se configurado como criadouros do mosquito transmissor da Dengue.

De acordo com o Educador em Saúde da Prefeitura, Eliel Duarte, registros técnicos da Secretaria de Saúde do Município indicam que os criadouros de mosquito, na maioria são encontrados dentro do domicílio, em depósitos destampados e na má conservação dos quintais, com lixo e objetos não utilizados. “O primeiro Levantamento de Índice Rápido, o LIRA, de 2011, realizado em janeiro, detectou um índice de infestação de 6.5% para Garanhuns, o que segundo o Ministério da Saúde é estado de risco de epidemia. Como Garanhuns é pólo regional e tem características turísticas, nós resolvemos intensificar as ações preventivas”, justifica.

O Programa será levado às localidades que apresentam maior índice de infestação predial do mosquito da dengue. Os primeiros beneficiados serão os moradores do bairro José Bernardino Teixeira, a Vila do Quartel, com ações que envolvem escolas, igrejas, associações de moradores e o Posto de Saúde. No local, desde o dia 10 de fevereiro, vem sendo desenvolvidas atividades na Escola Estadual Duque de Caxias na intenção de buscar a mudança de atitude dos alunos tornando-os multiplicadores de informação dentro de casa.

“Nós estamos Intensificando ações de controle da doença e precisamos do apoio da população. No dia do Bota Fora as famílias devem olhar nas suas residências o que é lixo e tudo que não serve mais e que pode servir de criadouro para o mosquito da dengue e colocar para fora, que nós junto com a LOCAR vamos recolher todo o material. A população é fundamental no combate ao mosquito e o trabalho tem que ser permanente”, alerta Eliel Duarte.

O primeiro Levantamento de Índice Rápido (LIRA) deste ano destacou ainda os pontos mais críticos do Município. Confira na tabela:

Localidade / Índice de Infestação

José Bernardino Teixeira (Vila do Quartel) 29%
Heliópolis 17,8%
Boa Vista 12,8%
Magano 11,4%
Francisco Figueira (Cohab 2) 8,7%
Brasília 5,3%
São José 5%
Manoel Chéu 4,1%

De acordo com o cronograma da Secretaria de Saúde, após a Vila do Quartel, a ação segue no dia 23 para o bairro Francisco Figueira (Cohab 2) e no dia 24 de fevereiro a comunidade do Indiano recebe o mutirão. Todos os bairros com altos índices de infestação serão beneficiados. Para reforçar a atenção no combate a doença, a Prefeitura de Garanhuns disponibiliza ainda o Disque Dengue pelo número (87) 3762-7024. O objetivo é atender solicitações de visitas, agendamentos de palestras e prestar esclarecimentos à população referentes à Dengue.

“Este é um período favorável para proliferação do mosquito da dengue. Fenômenos naturais como sol, chuvas repentinas e altas temperaturas causam o acumulo de água, e tudo isso favorece a multiplicação do inseto e a probabilidade de circulação do mosquito. Por isso precisamos estar alertas e vigilantes”, finaliza o Educador em Saúde, Eliel Duarte.

PLANO DE CONTINGÊNCIA – Diante dos últimos números da Dengue em Pernambuco, o Governo do Estado está sugerindo a intensificação de ações de contenção a doença. Para não ficar de fora, a Secretaria de Saúde de Garanhuns está ajustando o Plano Municipal de Contingência da Dengue para 2011. O Documento, que será encaminhado à Secretaria Estadual de Saúde, propõe o uso de telas para a proteção de depósitos abertos em área de risco, limpeza de prédios públicos, capacitação para profissionais de Saúde, entre outras ações.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.