terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Fernando Ferro topa a parada?


O deputado federal Fernando Ferro esteve em Garanhuns este final de semana, conversou com companheiros do partido e se dedicou à família. Mas não foi só isso, recebeu várias visitas, inclusive de amigos, empresários e outras pessoas que queriam saber: Ele é candidato a prefeito?

Ponderado, Ferro não se esquivou, mas também não disse que sim nem que não, na sua concepção de política, primeiro se deve abrir uma discussão sobre a cidade e seus projetos, para depois se pensar em nomes, mas uma coisa é certa, o homem fará parte do contexto, ou seja, espera poder ajudar neste momento político pelo qual passa nossa cidade.

Este momento de debates à procura de um modelo administrativo para a cidade e provocação de ideias e projetos, tem sido tema recorrente aqui no blog, e em algumas pessoas preocupadas com o futuro de Garanhuns. Por isso tem gente se reunindo para buscar alternativas, como faz o Forum Pró-Garanhuns e o fez recentemente também o PSB - partido do governador, incitado pelo socialista Ivan Rodrigues.

Acho pertinente despontar entrelinhas. Por exemplo, o Forum Pró-Garanhuns nasceu da necessidade local, da inquietação de quem está no cotidiano da cidade. 

O debate gerado pelo PSB ganha uma conotação diferente, pois vem com a chancela do governador, que começa a jogar o jogo, e daí a gente entende que a próxima eleição não ficará presa nos limites do município. As porteiras vão se abrir. Eduardo Campos está observando e espera que Garanhuns alcance o ritmo de seu governo.

Mas tem mais. Agora vem um olhar federal. Com a chegada de Fernando Ferro, a esperança de ter alguém próximo a Dilma e a Lula, com o peso histórico de ser um deputado fulcrado na credibilidade e partícipe das transformações sociais, está mexendo com muita gente, que espera o seu sim.

Mas Fernando é experiente, não entraria no jogo encabeçando uma proposta se ela não for batizada por Eduardo e crismada por Lula e Dilma. E ainda mais, ter a unicidade das forças políticas aliadas ao projeto federal. Em Garanhuns temos vários nomes prefeituráveis de partidos que integram a composição estadual. PTB, PDT, PR, PP, PT, PMN, PV (e tantos mais outros partidos), que precisariam se unir em prol de desse projeto. Por isso Ferro espera, precisa conversar com todo mundo para gerar a proposta naturalmente, sem imposições. Conversando, aliás, como líder do PT no Congresso Nacional, já deve ter mestrado e doutorado nesta área.

No Jornal do Commercio de hoje, o colunista Ancelmo Gois conta que Dilma chama Fernando Ferro de Ferrinho, pela proximidade que eles têm. Já relatei aqui que Ferro é ainda mais chegado de Dilma que do próprio Lula.

Entendo que essas conversas, se vingar o nome de Ferro no futuro, é justamente para gerar o grupo, pois o deputado não tem uma equipe que sozinha possa gerir esta cidade. Precisa conversar com todas as forças congregadas, e dentre elas está o próprio PSB, de Ivan Rodrigues e do governador, Zé da Luz (mais votado na cidade), Izaías (deputado eleito) e o prefeito Luiz Carlos, que é aliado do governador e muita gente acredita que se o governador indicar o candidato a prefeito, Luiz Carlos indica o vice, pois não devem caminhar separados. E vice-versa.

Mesmo estando constantemente em Garanhuns, é fato que Ferro não conhece de cor e salteado os problemas da cidade.

E não pensem que estamos longe da eleição para se falar sobre isso, pois os futuros candidatos precisam estar filiados aos seus partidos e com domicílio eleitoral em Garanhuns um ano antes da eleição. É o caso de peças do jogo como Pedro Falcão e agora o próprio Fernando Ferro.

Ouvi uma frase solta numa roda de conversa que dizia. Chegou a hora do PT governar Pernambuco, numa clara referência a Humberto Costa. E veio naturalmente a pergunta seguinte: E chegou a hora do PT governar Garanhuns? 

E se Ferro disser - Eu topo, - prefeito e governador poderão dizer que não? E mais. Lula viria a Garanhuns para pedir votos para Ferro?

E qual o melhor nome para a vice? Quem sabe uma mulher? Para agradar a presidenta.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.