terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A merenda escolar e a agricultura familiar

A Prefeitura de Garanhuns, através das Secretarias de Educação e Agricultura, já trabalha para se adequar à Lei Federal nº 11.947/2009, que prevê que 30% da Merenda Escolar dos alunos da educação básica, seja proveniente da agricultura familiar. Para tanto, recentemente, foi formada no Município a Cooperativa dos Produtores Agropecuários de Garanhuns – COPAGA. A Cooperativa conta com 34 cooperados, todos oriundos da Agricultura Familiar.

Advindos dos Distritos de Iratama, São Pedro e Miracica, os agricultores visam por meio da COPAGA, produzir e fornecer os produtos cultivados para que a Prefeitura utilize no incremento da merenda dos alunos da Rede Municipal de Ensino. Poderão vir a ser fornecidos tomate, batata, macaxeira, galinha caipira, carne moída, leite, mel, doces e polpas de frutas.

“A nossa intenção é focar numa agricultura mais orgânica. Ou seja, o mais natural possível, e livre de agrotóxicos. Esses agricultores já recebem assistência técnica municipal o ano inteiro, mediante solicitação, e agora com a Cooperativa, as visitas serão realizadas uma vez ao mês a cada propriedade, objetivando o esclarecimento de dúvidas, realização de planejamento do plantio e a averiguação quanto à existência de pragas e doenças”, adiantou o Agrônomo Antônio Carlos Bartolomeu Júnior, que atua na Secretaria de Agricultura de Garanhuns.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.