terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O exemplo de Ornilo


No post em que relatamos algumas críticas que ouvimos à programação do aniversário de Garanhuns, fizemos uma observação, e gostaríamos de voltar a ela. Acho que o aniversário da cidade poderia ter uma grande programação de ações sociais e festivas, e isso não passa obrigatoriamente exclusivamente pela Secretaria de Cultura ou de Turismo, embora esta possa ter uma responsabilidade maior.

Explico.

Temos várias entidades representativas e mais de uma dezena de secretarias no município, e praticamente todo mundo parou, quando poderia ter feito alguma coisa.
Imagine se o prefeito cobrasse de cada secretaria uma ação em comemoração ao aniversário de Garanhuns. Todas elas impactando os bairros e a população em geral. Quem olhou somente pra festa perdeu a oportunidade de contribuir também. E outras entidades poderiam ter gerado alguma atividade, independemente da iniciativa pública. É claro que isto é somente uma sugestão, mas estamos aqui é pra sugerir mesmo. rsrsrs

É daí que vem o exemplo de Ornilo Lundgren, que levou a feirinha do empreendedor para a Praça da Fonte Luminosa e colocou faixas dizendo que a atividade era alusiva ao aniversário da cidade. Parece simples, mas a ideia é essa mesmo. Fazer diferente, gerar iniciativas e produzir cidadania.

Uma grande ação social por parte das Secretarias de Saúde e Assistência Social poderia ter sido feita em bairros populares. Muita coisa. Um trabalho de veterinários no Parque Euclides Dourado. Uma discussão da Secretaria de Planejamento com as comunidades, ouvindo a população, como marca de um aniversário. A Secretaria de Educação também impactando de alguma forma. Sei lá, estou jogando ideias.

Mas o aniversário não pode ser somente a festa por si só. Um comentário aqui no blog até faz uma discussão interessante. O aniversário acordou Garanhuns com tiros, ao raiar do dia.

Tem que ser diferente. Tem que ser criativo, principalmente quando não se tem dinheiro. Usar o que já se tem. Penso no prefeito em uma reunião perguntar a cada secretário - "O que sua secretaria pode fazer no aniversário da cidade?".

Gente, o aniversário é o dia mais importante da vida da gente no ano. Concordam?

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.