quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O estacionamento a 45° no centro da cidade e a falta de sincronia dos nossos semáforos


Existem alguns problemas no trânsito no centro de Garanhuns, excesso de taxi, poucas vias de escoamento, muitos veículos, terminais de passageiros intermunicipal, semáforos sem sincronia, filas-duplas, etc. Um deles é não haver vagas de estacionamento que dê conta da demanda. Por isso seria interessante voltar à antiga forma de parar os carros à 45° na Av. Santo Antonio, pretensão do vereador Marcelo Marçal que já apresentou requerimento na Câmara.

A falta de vagas acaba por acarretar o maior movimento de veículos, pois as pessoas ficam circulando com seus carros procurando onde parar, daí gera outros problemas como as filas-duplas, congestionamento.

E já que falamos em trânsito, uma crítica e algumas sugestões. Primeiro, os semáforos de Garanhuns estão desalinhados, sem nexo. Precisamos que estejam em sincronia para dar seguimento ao tráfego, e olha que não entendo dessas coisas, mas todo mundo percebe. Quando você pega uma via que precisa ser racionalmente rápida, o ideal é que numa velocidade controlada, digamos 40 km/h, você saia encontrando todos os semáforos abertos, assim melhora o fluxo, e os veículos que entram pelas tangentes vão fazendo esse percurso. Pensem na Av. Rui Barbosa, se você vem no sentido Relógio/Centro, o ideal é que na velocidade segura você saia encontrando os sinais abertos. No centro da cidade também. Agora se você fica, anda, para, anda, para, anda, para, aumenta consideravelmente a quantidade de veículos a cada semáforo, por aqueles que vêm trafegar na via principal, gerando todo tipo de problemas com a superlotação, inclusive riscos de colisões,como tem havido frequentemente, inclusive a grande maioria com motociclistas, mas isto é outro assunto que abordaremos depois. A irresponsabilidade da uma minoria que trafega em motos e que gera confusão no trânsito, principalmente acidentes.

As sugestões são: Precisamos abrir algumas ruas na cidade. Aquela continuação ao lado da Igreja de São José, que dá para a CEAGA, melhoraria o trânsito dia de sábado. Tem uma casa ali que pode ser adquirida a bem da coletividade.

Abrir uma rua um pouco mais à frente que dê na descida de D. Nessina (que vai para o Hiper Bonanza), assim os veículos que vão no sentido Agamenon Magalhães não precisam fazer o arrodeio por Mano Imóveis ou pelo LAGAM (Praça da Fonte Luminosa).

Outra sugestão ousada. Qual a possibilidade de se pensar na continuação da Avenida Santo Antonio, cortando aquele beco ao lado da Catedral? Creio que ali, num futuro nem tão distante, poderia servir de escoamento, já que o trânsito de frente ao Santa Sofia, pegando a Dr. José Mariano e seguindo pela Av. Rui Barbosa começa a dar sinais de overdose. Muita gente está preferindo seguir pela quadra do SESC, mas ali ainda é pior de fazer o trajeto, principalmente naquele trecho.

A Barão do Rio Branco também está complicada, e mesmo sem tanto mais a presença de caminhões, tem constantes congestionamentos, nada que não dê pra aguentar, mas com o crescimento do poder econômico e consequentemente o aumento da nossa frota de veículos, a tendência é piorar.

Finalizando, creio que precisamos olhar atentamente o trânsito do Centro da Cidade, pois ele não deve ser apenas uma fábrica de multas.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.