segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Os três erros de Emília


Quando estouraram na cidade as denúncias sobre os desvios no Hospital D. Moura, principalmente depois da repercussão negativa da entrevista do Policial Ricardo no programa Combate da 87FM e principalmente, o post no blog do Roberto Almeida, em que funcionários do hospital também registravam suas queixas, a diretora Emília Pessoa se antecipou e pediu ao Ministério Público que averiguasse as denúncias, isto, naquele momento mostrava isenção, já que seu nome, creio, não havia sido citado. Seria o caso de se abrir uma sindicância para investigar as denúncias, o que deve ter sido feito. Mas aí se partiu para três situações equivocadas que, a princípio, buscaram desviar o foco. Vamos lá.

1. Buscar desqualificar as fontes.

Roberto Almeida e Pereira Filho têm inquestionável penetração social com seus trabalhos, portanto não seria o caso de contra-atacar, mas sim de fornecer-lhes as informações para que pudessem também passar para seus ouvintes e leitores o outro lado da notícia. Aproximar-se e não confrontar, foi o que houve e o problema cresceu.

2. Envolver interesses políticos.

Não acredito que houve um "acerto" para beneficiar A ou B, neste caso seriam pessoas do governo anterior que estariam de conluio para tentar derrubar a diretora, já que segundo ela em entrevista ao Jornal da Sete 2ª Edição, o Hospital Dom Moura virou um objeto de desejo porque agora estaria em ordem, funcionando bom e elogiado pela população. Roberto, principal citado, não é disso, e todo mundo sabe, por isso não colou o argumento. De fato, o que foi explicitado agora já vem sendo dito à boca miúda há algum tempo. Vejam que o próprio Altamir Pinheiro, em novembro passado, aqui mesmo no blog, já apontava existir irregularidades. Aliás, as outras pessoas envolvidas na denúncia também não têm nenhum envolvimento com aqueles que estariam por trás, segundo a defesa de Emília. Portanto não dá pra ver interesses políticos em Roberto, Pereira e Altamir.

3. Confundir a acusação com críticas ao Hospital.

Neste final de semana foram colocadas faixas na frente do Hospital em defesa da instituição, mas pelo que entendi das denúncias, não estão sendo feitas acusações quanto a mau atendimento, falta de médicos, enfermeiros ou medicamentos. Portanto, faixas que pedem respeito ao hospital e outras que falam em nome da equipe de enfermagem fogem do cerne da questão.

Finalizando, acho que a medida correta a ser tomada no momento oportuno seria apenas dar as explicações pertinentes a cada ponto do que dizem os denunciantes. E pronto!
Com a sequência de erros, criou-se um clima muito difícil, dir-se-á insustentável. Ainda mais com os novos posts no Blog de Roberto que vem cada vez mais conseguindo adesão dos seus leitores.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.