segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Santa Cruz - A volta da esperança e o grito dos excluídos!


Dos últimos 15 campeonatos pernambucanos o Tricolor do Arruda venceu apenas um. Atualmente briga para, além do título, conquistar uma vaga na quarta divisão do brasileirão. Nos últimos anos viu seus principais adversários em Pernambuco crescerem, tornarem-se mais fortes nos seus elencos e nos cofres. Não é que estejam abarrotados de dinheiro, mas em comparação ao Santa Cruz...

A diferença pró-Sport nos últimos anos se deu por conta das receitas milionárias, vindas principalmente do Clube dos Treze, que associou a elite do futebol nacional e jogou ao léu as agremiações regionais, de grandes torcidas, mas que, sem dinheiro, foram vendo seus jovens formados irem embora cada vez mais cedo e não conseguindo formar times competitivos. Alia-se a isto a lavagem cerebral da grande mídia que quer que todo mundo torça para os mesmos times globais, ouçam as mesmas músicas, coma os mesmos sanduíches, vista as mesmas roupas, etc.

Ontem o Santa Cruz deu seu grito de rebeldia ao sistema, mostrou que vive, que é forte e que tem uma torcida apaixonada mesmo nas adversidades. Venceu um Leão desentrosado e rico, contratando de caminhões. Jogadores renomados, com passagens em grandes clubes. O Santa também contratou no atacado, mas pela necessidade de ter desmontado o time do ano passado pois passou mais de 4 meses sem jogar.

O Santa deu grito dos excluídos. Mostrou que é possível. E a nação tricolor está de peito lavado em todo o estado! Depois de tantas pancadas, a alegria de superar seu adversário histórico. Nesta semana o clube fez 97 anos e o presente foi grandioso.

É claro que ainda não ganhou nada, mas vai remontando seu respeito e nos enchendo de esperança.
Clubes de massa como o Santa Cruz e outros espalhados pelo país que passam as mesmas dificuldades, só voltarão de fato a serem grandes quando se democratizar o futebol nacional.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.