segunda-feira, 28 de março de 2011

Petrobras realiza Curso de Energia para Jornalistas



Estamos em Recife onde a Petrobras está realizando um curso para jornalistas, mostrando os vários braços da empresa, com ótica especial em Pernambuco. Nesta segunda foram exibidos vários segmentos, sempre com espaço para questionamentos. Amanhã (terça), outro seminário mostrará exclusivamente o Pré-Sal.

Confiram abaixo a programação das apresentações, onde tivemos ativa participação. Depois, vamos aos poucos fazendo algumas anotações interessantes, que impactam inclusive a nossa região, temas como BioDiesel, GNV, GLP, Etanol, Refinaria, PetroquímicaSUAPE, etc.

Palestras:

Geologia e desenvolvimento do Pré-Sal - Adali Spadini - Geólogo - Apontou a parte científica da descoberta e extração do petróleo encontrado em águas profundas.

Refinaria Abreu e Lima - Wilson Guiherme Ramalho - Gerente Geral da Rnest - Mostrou como está a Refinaria Pernambucana.

Os desafios dos Bio-Combustíveis - João Norberto - Gerente de Gestão Tecnológica da Petrobras Biocombustíveis - Apresentou as várias formas que o Brasil tem desenvolvido para a produção de combustíveis "limpos", principalmente os renováveis, com ênfase nos vegetais. Outros como a energia advinda da luz solar e da força dos ventos (eólica) foram também abordados.

PROMINP - Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo & Gás - Alexandre Borges Almeida - Consultor da Coordenação do PROMINP - Mostrou como o governo federal tem capacitado os trabalhadores para o setor, principalmente em Pernambuco.

Gás e Energia - Ricardo Rodriguez - Gerente Geral de Avaliação e Desempenho - Abordou o gás natural extraído das plataformas e consumido principalmente pelas grandes indústrias. Toda a cadeia de produção e distribuição foram temas da palestra. É o gás GNV.

Liquigás - A Petrobras no mercado de GLP - Antonio Luiz Levantino - Gerente de Mercado Envasado Nordeste - A Liquigás é o braço da empresa que trabalha com o gás em botijões, que pode ser também à granel. É o gás das cozinhas, que pode ser armazenado, ao contrário do GNV. Vem aí os botijões de 8 e 5 quilos. Hoje é comum a embalagem de 13 quilos.

SMES - Segurança, Meio Ambiente, Eficiência Energética e Saúde - Sormane Araújo - Tratou dos mecanismos que as empresas Petrobras utilizam para a eficiente política de segurança, tanto de evitar acidentes internos, quanto nos externos, que possam atingir o meio-ambiente.

Responsabilidade Social e Ambiental - Gislaine Garbelini - Responsável pela comunicação da Gerência de Responsabilidade Social e Ambiental da Petrobras. Mostrou as várias ações sociais da empresa.

Patrocínios Culturais e Esportivos - Cláudio Jorge Oliveira - Coordenador de Patrocínios Culturais e Esportivos. Falou sobre o sistema de incentivo ao esporte e projetos culturais, em vários estados, principalmente Pernambuco.
.
Alguns dos representantes da empresa que vieram dar as palestras são do Rio de Janeiro. Depois a gente traz algumas observações interessantes.

Crédito das fotos: Agência Petrobras de Notícias
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.