segunda-feira, 28 de março de 2011

Prefeitura faz aquisição de novas máquinas de costura para formação profissional


A Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Assistência Social, entregou recentemente sete novas máquinas de costura ao Centro de Formação Profissional do Município. O objetivo é o aperfeiçoamento das atividades profissionais oferecidas pelo órgão. Somado às já existentes, o maquinário chega a 27 peças, que viabilizará também a criação de novos cursos voltados à área de corte e costura.

O Centro de Formação Profissional oferece cursos de corte e costura industrial, cabeleireira e manicure, formando pessoas interessadas em adquirir uma profissão e que desejam se inserir no mercado de trabalho. Segundo a coordenadora do Centro, Elba Oliveira, os cursos geram impacto positivo no município, uma vez que novas oportunidades de empregos são criadas, e conseqüentemente a renda familiar dessas mulheres aumenta.

As alunas do curso de corte e costura, aprendem a produzir várias peças de roupas como vestidos de noiva, macacões, blazers, saias, blusas, peças infantis, entre outras, através das orientações de três professoras. De acordo com uma das professoras do curso, Gláucia Macedo, o desempenho e a aprendizagem das alunas são positivos. “A maioria das profissionais que saem daqui, já colocam seu próprio negócio”, garante. O curso tem duração de três meses, e é gratuito. Todo o material utilizado é cedido pela Prefeitura, e as peças produzidas pelas alunas são doadas para abrigos, creches, bem como às famílias carentes do Município.

Para participar dos cursos ofertados, o pré-requisito é estar cadastrado em um dos seis CRAS da cidade, ser beneficiário do programa Bolsa-Família ou estar cadastrado em programas sociais do Governo Federal ou Estadual. Além disso, é necessário ter feito no mínimo a 8ª série do Ensino Fundamental.

Para este ano as inscrições já foram feitas e 75 novos alunos integrarão os cursos do Centro de Formação.

O Centro de Formação Profissional está localizado na Praça Manoel Jardim, nº 146 – Centro.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.