sábado, 19 de março de 2011

Se os holandeses tivessem colonizado o Brasil...

É claro que o SE não existe, como dizemos comumente, dando a entender que não tem importância a discussão, pois o tempo não pode voltar para se constituir uma nova realidade.


Mas não deixa de ser interessante o exercício de tentar compreender como seriam outras realidades, e existem vários assuntos que estão na mesa de um bar que interessa ao mundo científico. São incontáveis SE que poderiam mudar a trajetória de uma pessoa, de uma família, de uma comunidade, de um país e do mundo. Vejamos:

E SE Hitler tivesse conseguido seu intuito de sobrepor a raça ariana?
E SE o Brasil tivesse sido campeão em 1950?
E SE Tancredo não tivesse morrido?
E SE não tivesse havido o golpe militar de 64?
E SE Lula não tivesse ido embora para São Paulo?

É lógico que é tudo especulação. Mas até como brincadeira instrutiva, um passatempo de fazer pensar, joguemo-nos a tentar descobrir como seria o Brasil dos holandeses.

Como o Brasil foi muito explorado pelos portugueses e a corte só veio para esta colônia fugida de Napoleão, com espírito esbanjador, e por outro lado temos a figura de Maurício de Nassau, ainda muito presente na vida dos pernambucanos, pois investiu em Recife com obras de arte e arquitetura urbana, é comum pensar que teríamos um país melhor se fossem os holandeses os nossos colonizadores.

Coloquem na internet "SE OS HOLANDESES TIVESSEM COLONIZADO O BRASIL", e vão ter centenas de respostas. São professores, estudantes e leigos que já fizeram inclusive trabalhos acadêmicos discutindo a questão. E aí existem várias situações que entram no contexto, mas principalmente, "Como os holandeses trabalhavam suas colônias na época?"

Vi considerações de parte a parte. Alguns acreditam que os holandeses não adentrariam pelo país, interiorizando a exploração, formando vilas que no futuro se tornaram cidades. E que mais dificilmente trariam europeus para viver por aqui, não influenciando tanto nossa miscigenação.

Por isso, perguntamos em nossa enquete: O Brasil seria melhor se os holandeses tivessem colonizado o país? Nossos e-leitores acreditam que sim, 65%, e apenas 35% acham que não. Talvez não é que tenham aprovado a colonização portuguesa, pensam que seria a mesma coisa, pois no fundo todos queriam se aproveitar das nossas riquezas. Na verdade não éramos ainda um país soberano que pudesse fazer muita coisa.

Na internet tem muitos artigos sobre o assunto, vale a pesquisa. INVASÃO HOLANDESA NO BRASIL. Na imagem, o mapa do Nordeste no auge do domínio.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.