segunda-feira, 18 de abril de 2011

A eleição em Bom Conselho

Aparentemente, para quem vê de longe, a eleição em Bom Conselho parece simples de analisar. A prefeita Judith Alapenha não desfruta de uma grande aprovação popular, entretanto a oposição não se mobiliza para colocar na disputa um nome competitivo, ou melhor, a oposição tem muita dificuldade em se unir.

Existem os ex-prefeitos Gervásio, Daniel e Audálio, cada um com seu grupo político. Entretanto os três estão inelegíveis. Ainda tem os vereadores que estão conseguindo visibilidade, e até entre eles pode surgir um nome para enfrentar a prefeita.

É justamente aí que está a questão. Fico cá, de longe, achando que se a oposição se une em torno de um único nome, ganha a eleição. Dividida como está, Judith será reeleita, e digo mais, até com certa facilidade, pois além de ter seus simpatizantes naturais, ainda disputa a eleição sentada na cadeira, o que compromete qualquer eleição, pois causa uma disparidade de condições entre os candidatos. Isto em Bom Conselho, em Garanhuns, no estado ou em qualquer outra eleição em que um dos candidatos esteja disputando o bi-campeonato seguido. 

Porém, nas enquetes feitas pelo blog, quando é citada a administração municipal da terra dos papacaças, fica sempre uma impressão de desaprovação.

Creio que já ouvi falar em mais de uma dezena de nomes que poderiam bancar a candidatura pela oposição. E senti que o mais querido seria o de Dr. Zenício, ex-prefeito de Daniel e que faz uma oposição branda na cidade. Porém, segundo informações, o médico não estaria disposto a enfrentar uma eleição.

O deputado Izaías Régis, em recente visita a Bom Conselho, profetizou a segunda vitória de Judith, assim como fez em 2008. Com isso, antecipa e provoca o debate. A oposição deve ter fervilhado!

É claro que ainda é muito cedo para o lançamento de candidaturas de oposição, pois podem haver as frituras, mas uma coisa é certa, a oposição precisa primeiro acertar as diferenças entre si para depois duelar com a prefeita.

A questão em Garanhuns é justamente o contrário, por enquanto só tem um candidato de oposição, Silvino Duarte, e o restante é tudo de situação, todos querem o apoio do governador, mesmo que esteja vinculado ao apoio do prefeito. Mas isto é outra história que a gente escreve depois.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.