sexta-feira, 8 de abril de 2011

GARANHUNS - Escolas Municipais realizam Provinha Brasil

A Secretaria de Educação de Garanhuns, realiza nesta sexta-feira, dia 8 de abril, a quarta edição da Provinha Brasil. O certame será direcionado a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, que fazem parte da Rede Municipal de Ensino. Em média 3 mil alunos participam da Avaliação.

A Provinha Brasil é um instrumento de avaliação da alfabetização elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), autarquia do Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de possibilitar a realização de um diagnóstico do nível de alfabetização das crianças das redes públicas de ensino, após um ano de escolaridade. Com essa avaliação, o MEC tem o intuito de oferecer aos gestores públicos e aos professores de suas redes, informações sobre o nível de alfabetização dos alunos, ainda no início do processo de aprendizagem, permitindo assim intervenções ou correções de possíveis insuficiências apresentadas.

De acordo com Claudia Oliveira, diretora de Ensino do Município, através da aplicação da Provinha, será possível fazer uma análise do nível de alfabetização dos alunos. “Os alunos de 7 anos da nossa rede já iniciaram esse processo de alfabetização no 1º ano, concluindo no 3º ano. Então é feita uma aferição desse nível de avaliação para intervir nesse processo, caso seja necessário”, justificou.

Ainda segundo a Diretora de Ensino, a Provinha Brasil avaliará principalmente as habilidades dos estudantes na área da leitura. “Depois do resultado, saberemos como está o nível de leitura dos alunos, possibilitando fazer um planejamento e uma organização de práticas e conteúdos para que essas habilidades ao final do ciclo sejam atingidas. Isso já foi observado positivamente nas edições anteriores da Provinha”, disse Cláudia Oliveira.

A aplicação das provas será realizada pelos docentes, nas salas de aulas onde lecionam. Já a correção será realizada em conjunto com todos os docentes, seguindo as orientações do Guia de Correção do MEC.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.