domingo, 24 de abril de 2011

MORRE JOSÉ MENDONÇA

LUTO José Mendonça foi operado no Recife, mas estava internado em São Paulo

Do Jornal do Commercio

Faleceu na manhã deste domingo (24), aos 75 anos, vítima de câncer no intestino, o ex-deputado federal José Mendonça. Ele passou por cirurgia no Recife e estava em São Paulo se tratando da doença, quando faleceu.

José Mendonça era pai do ex-governador do Estado, Mendonça Filho. Ele exerceu oito mandatos de deputado federal e três de deputado estadual. Em 44 anos de vida pública, José Mendonça Bezerra só não realizou o sonho de terminar a carreira na política Prefeitura de Belo Jardim, sua cidade natal, no Agreste. Pela primeira vez na planície desde 1967, o ex-deputado pelo DEM preparava-se para ser o candidato à sucessão de Marco Coca-Cola, companheiro de partido, quando a doença o venceu, neste domingo (24).

Mendonção, como era conhecido entre os políticos, foi um dos articuladores da aliança que levou o então PFL (hoje DEM), o PMDB e, mais tarde, o PSDB, ao comando do Palácio do Campo das Princesas por oito anos.

Foi um dos deputados constituintes em 1988, já integrando o PFL. Em 2007, com a mudança de nome para DEM, permaneceu na sigla em que ficaria até os últimos dias. Na caminhada, protagonizou polêmicas devido ao temperamento forte. Atacou Sérgio Guerra (PSDB) em 2009, quando o correligionário afirmou que a União por Pernambuco estava “ultrapassada”.

O discurso de despedida da trajetória no Congresso aconteceu ano passado, o qual dedicou à família. E lembrou que o filho mais velho e o genro Augusto Coutinho, também do DEM, o sucederiam já a partir da legislatura seguinte.

José Mendonça Bezerra era filho de João Bezerra Filho e Tereza Bezerra de Mendonça. Nascido em 18 de janeiro de 1936, formou-se advogado e avicultor. Casou-se em 1963 com Estefânia Mendonça, mãe de seus seis filhos: Mendonça Filho, Andréa, Isabela, Carla, Danilo e Pedro.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.