segunda-feira, 11 de abril de 2011

TODOS POR PERNAMBUCO - Copa 2014

Na oportunidade que tivemos de perguntar ao governador na entrevista coletiva do Seminário Todos por Pernambuco, resolvemos tocar em três grandes temas que impactam o futuro da cidade e da região.

. Garanhuns como uma sub-sede para a Copa 2014
. Gerências Regionais de Cultura - Fundarpe e Funcultura
. Garanhuns como um centro de inteligência e tecnologia

Vamos por partes.

Quanto a Copa de 2014, foi entregue diretamente ao governo do estado um documento pedindo a inclusão de Garanhuns como sub-sede da Copa, para que possamos receber aqui a estadia de uma ou mais seleções. O documento criado pelo Sete de Setembro e CDL, foi assinado por outras instituições, como a própria prefeitura.

Na prática, se isto vier a acontecer, impacta a economia de Garanhuns diretamente, e acelera obras infra-estruturais já para 2014, a exemplo da BR-423 e sua duplicação, a comunicação e a era digital que somente engatinha por aqui, abastecimento, segurança, etc. Tudo terá que ser melhorado ou instalado para que possamos recepcionar uma seleção.

Então o que disse o governador?

Aprovou a ideia e disse achar natural Garanhuns ser uma sub-sede, que resta aguardar o caderno de critérios da FIFA para saber o que a entidade que rege o futebol mundial quer destas cidades, pois das sedes propriamente ditas, como Recife e o seu estádio em São Lourenço da Mata, já aconteceu e o projeto já está sendo erguido.

Segundo Eduardo, pelo histórico de Garanhuns como polo turistico e ser uma cidade cultural que sabe receber, agrada bastante a ideia de nos ver inseridos como sub-sede da Copa no Brasil.

Mas o governador foi além. Ressaltou que já pediu ao Comitê Olímpico Brasileiro que coloque Pernambuco entre os estados que devem receber seleções nos mais variados esportes visando a aclimatação para a Olimpíada Rio-2016.

Muitas equipes vêm ao Brasil durante o período pré-olimpíada para se adaptar, às vezes passam mais de um mês. São as seleções de vôlei, basquete, natação, judô e tudo mais que se possa imaginar.

E o clima garanhuense, muito parecido com o de alguns países europeus, seria um diferencial.

Mas para tudo isso tem que haver infra-estrutura, pois junto aos atletas, chegam os olhares do mundo todo, com a imprensa e os turistas.

Imaginamos ter contribuído com as entidades que trabalham por Garanhuns, ao conhecer a simpatia do governador ao projeto de nossa cidade. Depois trago suas respostas sobre a regionalização da Fundarpe e sua visão sobre Garanhuns, um polo de inteligência e tecnologia.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.