quarta-feira, 20 de abril de 2011

Vassouras confeccionadas com Garrafas Pet contribuem com a Vida no Planeta


Além da água, o refrigerante é um dos líquidos mais consumidos pela população, se destacando como preferência entre as bebidas, eleita principalmente por parte do público infantil. E quanto mais consumido, maior o número de garrafas PET causando impactos ao meio ambiente. Feitas de Poliéster, derivado do petróleo, as garrafas não são biodegradáveis e ainda levam mais de 400 anos para se decompor na natureza.

Em Garanhuns, as garrafas PETs já são reutilizadas como matéria prima para a confecção de vassouras produzidas através da Fábrica de Vassouras Vitória, localizada na comunidade do Parque Fênix, bairro de Heliópolis. O projeto foi implantado pela Prefeitura de Garanhuns, através do Programa Empreender Comunidade. Trata-se de uma forma de promover o equilíbrio da biosfera, com o objetivo de amenizar os impactos e contribuir com a melhoria da vida no planeta.

A Fábrica atua de forma profissional, utilizando um maquinário adequado, composto por uma máquina de cortar, uma desfiladeira, uma enroladeira, uma guilhotina e um forno para fibras, tudo isso para fabricar vassouras com garrafas Pet. O maquinário é manuseado por oito senhoras, que integram o Programa Empreender Comunidade. Mensalmente são fabricadas cerca de 300 unidades do produto. No local são produzidos quatro tipos diferentes de vassouras: as mais largas, chamadas de vassourão; a vassoura comum; a artesanal e a Vassoura Vitória – a primeira peça produzida, e que dá nome a Fábrica. Para cada uma são utilizadas de 12 a 20 garrafas.
A comercialização das vassouras é feita em grosso e no varejo, nas feiras e supermercados locais, a preços que variam entre seis e oito reais. O produto tem durabilidade média de três anos. O dinheiro adquirido com as vendas é investido na compra de mais garrafas, adquiridas através dos catadores de material reciclado. De acordo com o diretor de Indústria e Comércio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Garanhuns, Roberval Nunes, trata-se de um produto ecologicamente correto, que contribui para a preservação ambiental.

“O Programa Empreender tem a função de construir um processo que promova a inclusão das comunidades, gerando trabalho e renda, promovendo a inclusão econômica, social e o desenvolvimento local de forma auto-sustentável”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ornilo Lundgren. A Fábrica de Vassouras Vitória está localizada na rua Dom Avelar Brandão, nº 65, no Parque Fênix.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.