segunda-feira, 16 de maio de 2011

Garanhuns realiza Campanha de Coleta Seletiva

Objetivando melhorar o meio ambiente e visando a adequação à Lei nº 12.305 de 2010, que responsabiliza os Municípios no trato com o lixo, determinando que apenas 20% do que for coletado seja colocado em seus aterros, uma vez que 80% dele é reciclável, a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria Meio Ambiente, em parceria com a Empresa de Coleta de Lixo - LOCAR, realizará uma Campanha de Coleta Seletiva a partir do próximo dia 1º de junho, em todo o Município.
A Campanha será disseminada por meio de panfletos distribuídos nas residências; carro de som e inserções em emissoras de rádio. A mensagem contida nesses veículos orienta como se deve fazer a coleta seletiva; o que separar; quais os dias e bairros em que será realizada a coleta, dentre outros. Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Rafael Lima, os cidadãos deverão separar todo o lixo seco como: plástico, vidro, papel, dentre outros, e colocá-lo em reservatório separado.

Em dia de coleta no seu bairro, o cidadão deverá colocá-lo em frente a sua casa para que o carro da LOCAR possa coletar o lixo. Um dia por semana o carro irá passar em cada bairro. Às Segundas-feiras a coleta será feita nos bairros Heliópolis e Centro; às Terças-feiras, será realizada no bairro José Maria Dourado (Brahma), Dom Thiago Póstma e São José; às Quartas-feiras, acontecerá no Aluísio Pinto, Boa Vista e Francisco Figueira (Cohab 2); já às Quintas-feiras, a ação acontece no Indiano, Cohab 1, Parque Fênix, Jardim Petrópolis e Vilas do Quartel e Lacerdópolis; e às Sextas-feiras, as coletas serão realizadas no bairro Dom Hélder Câmara (Cohab 3), Brasília e Magano.

Com a colaboração da população, todo o material coletado será levado à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis e destinado às pessoas que realizam a separação do referido material, para um destino final. Com isso, haverá um aumento em suas rendas.
O que não poderá ser reciclado como fraldas, absorventes, restos de comida e papel higiênico, continuarão sendo recolhidos normalmente, em conjunto com as Lâmpadas fluorescentes, baterias, pilhas e pneus, que deverão estar separados em outros reservatórios.
O óleo de cozinha, oriundo de frituras, poderá ser reutilizado como matéria prima para a confecção de outros produtos, como o sabão. Em Garanhuns, a entrega desse material é feita na Compesa e na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, bem como na sede da Fábrica de Sabão, localizada na comunidade de Manoel Chéu, no bairro do Magano.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.