quinta-feira, 19 de maio de 2011

Garanhuns vivencia Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama e da Próstata

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o SESI, realiza no período de 23 a 26 de maio, a Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama e de Próstata. Os exames preventivos serão realizados gratuitamente no pátio do Centro Administrativo Municipal, das 8 às 17 horas.
A parceria irá viabilizar 600 exames direcionados a homens e mulheres na faixa etária a partir de 45 anos de idade, principalmente aqueles e aquelas que nunca fizeram os exames. Serão realizados ultrassonografia da mama, mamografia, ultrassonografia da próstata e o PSA (exame de sangue que detecta uma proteína produzida exclusivamente pela próstata, que se eleva de maneira significativa nos casos de câncer).
De acordo com a coordenadora de Educação em Saúde, Sueli Lima, foram distribuídas senhas em todas as Unidades de Saúde do Município, e os Agentes Comunitários de Saúde farão a triagem dos pacientes, que serão contemplados através de visitas domiciliares.
Além disso, 40 senhas serão direcionadas a demanda espontânea, ou seja, à população que mora em localidades que ainda não são cobertas por Postos de Saúde da Família (PSF). Este público será atendido exclusivamente na segunda-feira, 23. Para tanto, os interessados devem comparecer ao local de realização dos exames, munidos do documento de identidade e Cartão SUS, onde serão triados e garantidos os procedimentos clínicos.
“O SUS oferece uma cota pequena para a realização de exames que detectam o câncer de mama e de próstata, por isso, sentimos a necessidade de aumentar a oferta dos exames para a prevenção desses dois cânceres, que se detectado precocemente tem um tratamento bem mais simples”, registra Sueli Lima. A coordenadora explica ainda que os contemplados terão seus procedimentos agendados e serão orientados sobre o dia e horário que precisam comparecer ao local.
Os resultados das ultrassonografias e mamografia serão emitidos logo após a realização dos exames. Já o resultado do PSA será entregue nas Unidades de Saúde, onde os pacientes estão cadastrados.
O Centro Administrativo Arlinda da Mota Valença está localizado na avenida Caruaru, s/nº – bairro São José.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.