quarta-feira, 4 de maio de 2011

Prefeitura trabalha prevenção a Dengue junto a Estudantes e Comunidades


A Escola Municipal Letácio Brito em parceria com o Centro de Controle Ambiental (CCA), realizou a culminância de atividades de prevenção a Dengue com os alunos da instituição. A ação faz parte da proposta de prevenção e promoção a saúde do Programa Mais Educação do Governo Federal, implantado no município em 2010.

As atividades com foco nos cuidados com a dengue, vêm sendo desenvolvidas desde o dia 25 de abril. Na oportunidade, a equipe de Educação em Saúde do CCA foi convidada a trabalhar oficinas de conhecimento, produção de material lúdico educativo, palestras, e na conclusão do projeto, que acontece hoje, será realizada a escolha dos melhores trabalhos produzidos, dramatizações, a troca de materiais recicláveis por livros, caminhada de prevenção, além do Bota Fora no Combate a Dengue, no bairro da Boa Vista, onde está localizada a Escola Letácio Brito.

“A escola tinha a disposição e nós tínhamos todo o aparato pedagógico, então nos juntamos para executar esse trabalho de prevenção”, explicou o coordenador de Educação em Saúde, Eliel Duarte. Durante uma semana foi incentivada ações de higiene domiciliar para despertar em todos a importância com os cuidados no controle da doença.
As atividades contemplam professores, alunos, pais e toda a comunidade da Boa Vista, um dos bairros com maior infestação de dengue no município. Segundo Eliel Duarte, o envolvimento de toda a comunidade é fundamental na prevenção a dengue.
Com a chegada do período chuvoso e a possibilidade de aumento dos criadouros do mosquito, a idéia é ampliar as atividades para outras escolas do município. Por isso o coordenador de Educação em Saúde de Garanhuns, Eliel Duarte, alerta ainda que os interessados podem agendar as atividades com a equipe, através do telefone do Centro de Controle Ambiental: (87) 3762-7024.
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO – Trata-se de uma iniciativa do Governo Federal, que tem como prioridade contribuir para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, articulando diferentes ações, projetos e programas, e que beneficia 3.688 estudantes matriculados nas Escolas da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns.

O Programa aumenta a oferta educativa nas escolas do Município por meio de atividades como acompanhamento pedagógico; meio ambiente; esporte e lazer; direitos humanos; cultura e artes; cultura digital; prevenção e promoção da saúde; educomunicação; educação científica e educação econômica. Inicialmente, 15 escolas foram contempladas: Centro Social Monsenhor Callou, Colégio Municipal Padre Agobar Valença, Ranser Alexandre Gomes, São Camilo, Dom Mário, Silvino Almeida de Oliveira, José Brasileiro Vila Nova, Mário Matos, Artur Brasiliense Maia, João Pessoa, Antonio Gonçalves Dias – CAIC, Jaime Luna, São Francisco de Assis, Letácio Brito Pessoa e Amélia Maria Cordeiro de Melo Tavares. Cada Escola recebe seis tipos de atividades, entre acompanhamento pedagógico, este de forma obrigatória e as demais divididas entre esporte, lazer, prevenção e promoção a saúde.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.