quinta-feira, 2 de junho de 2011

As quantidades de alimentos nos pacotes foram diminuindo com o tempo


Não é saudosismo de quem já passou dos 40, mas vez por outra a gente se pega dizendo -No meu tempo...

Vocês lembram que o pão de antigamente dava dois desses de hoje em dia? Era sim! A gente partia ele no meio porque não aguentava comer um todo. O pão doce era do tamanho de um tijolo (rsrsrs). A gente comprava na padaria ou na venda perto de casa e saía com ele enrolado no papel e amarrado num barbante, numa agilidade que o balconista tinha para embrulhar impressionante. Fazia uma pirâmidezinha, vapt, vupt, no papel, duas voltas no cordão e pronto, saía a gente com o pão para casa.

Mas vamos lá. Os biscoitos vinham muito mais e maiores que hoje em dia. Foram diminuindo com o tempo, estratégia para não se aumentar o preço, mas depois acaba aumentando e as quantidades originais não voltam mais.

Garrafas de cerveja vinham com 690ml, hoje vêm com 600ml. Corre-se o risco de se comprar um litro de qualquer líquido e depois perceber na embalagem que só vem 900ml. Refrigerantes também diminuíram, e falo dos tamanhos equivalentes.

De vez em quando a gente vê numa embalagem, "nova pesagem", mas nunca é para cima, é sempre decrescente. Alguns pacotes de salgadinho, pipoca ou qualquer coisa que venha em saquinhos, parece que tem mais "ar" que o produto, de tão pouquinho que se encontra no pacote.

As barras de chocolate eram verdadeiras barrrrrrrrras de chocolate. As de hoje parecem com as normais de antigamente. Sem contar na quantidade de opções de doces que desapareceram das mercearias. As pipocas-doce de antigamente eram vermelghas, com gosto de tutti-frutti ou similar. Hoje é somente açúcar, e pronto! Ah, tínhamos também pipoca de arroz. O que hoje chamam de pipocão, era a pipoca comum do nosso tempo.

Lembro que banana se comprava o cacho e laranja, muitas vezes, levava-se logo o saco pra casa. Tinha suco de laranja, descascávamos fazendo tirinhas ou ainda, era muito comum, muita salada de frutas. Mas isso é outra história!

Finalizando este assunto. Não é saudosismo, é a percepção de que em algum momento a população foi subtraída no seu poder econômico. Fato: Os pacotes de alimentos e bebidas vêm menos, bem menos, do que há 30 anos atrás. Pode ser também a luta do empresariado contra o aumento de preços e a inflação dos anos 80/90, mas que fica uma sensação de estar sendo enganado a cada vez que diminui a quantidade do produto que compramos, isso fica!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.