terça-feira, 21 de junho de 2011

Garanhuns não quer dividir o Festival de Inverno


Confirmada pela própria FUNDARPE, este ano o Festival de Inverno de Garanhuns terá um novo formato, alguns dos eventos aconteceão nas cidades circunvizinhas, seguindo o mesmo formato que vem sendo aplicado no Festival Pernambuco Nação Cultural.

Porém, aqui em Garanhuns, o governo do estado estará encontrando resistência, pois uma grande parcela da sociedade, principalmente entre os formadores de opinião, e aí estão incluídos estudantes, professores, profissionais liberais, artistas, comerciantes, entre tantos outros, não estão assimilando bem esta nova iniciativa, temendo principalmente a pluralização e desmembramento de um evento que foi forjado, nascido e estalecido em nossa cidade, sendo a principal identidade cultural de Garanhuns.

Sem me posicionar sobre se seria positivo ou negativo, pois há um aspecto interessante de levar arte e cultura para outras cidades da região, coloquei a enquete no blog para saber a resposta dos nossos e-leitores, e ela não poderia ser mais contundente. Em um universo de quase 300 votos, 80% não quer dividir o Festival com outros municípios, e aí não é arrogância nem egoísmo, é simplesmente não aceitar se desfazer daquilo que temos de melhor e que projeta nossa cidade no âmbito nacional, alavanca nosso turismo e é a chave propulsora da nossa economia em nossa alta estação. A menos que ficasse comprovado os benefícios dessa descentralização, o risco é iminente da perda de identidade, características e fluxo natural de pessoas.

Outra questão a ser levantada é... E a gente, onde é que a gente opina sobre o que é da gente? Parece que mais uma vez somos os últimos a saber sobre a festa que está sendo dada em nossa casa.

Até vejo alguma coisa de interessante na ideia, mas não da forma como foi concebida, sem preparar o campo para a plantação.

A Fundarpe deve estar pronta para a rebordosa quando for divulgada a programação oficial. Pois, este é um dos problemas da administrações estaduais, pensam que entendem Garanhuns, uma cidade diferente, que pensa sozinha, e que infelizmente está sem força política.

Vamos ao resultado da enquete:

Quanto à decisão da Fundarpe de realizar eventos em outras cidades da região no Festival de Inverno, você...

Considera positivo, pois mostra o crescimento do FIG e integra culturalmente a região, proporcionando mais oportunidades para os artistas e a população. 57 (19%)

não concorda. O Festival de Inverno é um patrimônio cultural da cidade e dissolver com atividades em outros municípios pode descaracterizar e fragmentar sua proposta 233 (80%)

Votos apurados: 290

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.