terça-feira, 7 de junho de 2011

Novos Porto e Aeroporto para Pernambuco, agora o foco é o litoral norte!

O Governo de Pernambuco recebeu e avaliará proposta de manifestação de interesse (PMI) de consórcio empresarial para desenvolver os estudos necessários à implantação, no regime de Parceria Público Privada (PPP), de um novo e moderno complexo industrial e logístico no litoral norte do estado.
O pe²-polo ecologístico, projeto integrado de logística multimodal, une um sistema logístico composto por um porto naturalmente abrigado e por um aeroporto internacional a um complexo industrial de grande porte.

“É uma oportunidade de dar ao Litoral Norte pernambucano a mesma dinâmica econômica que fez de Suape um case internacional”, explica o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio. “Com a experiência que acumulamos com PPPs, esperamos viabilizar este grande investimento sem onerar os cofres do estado”, acrescenta o secretário do Governo, Maurício Rands.

A autorização para desenvolvimento dos estudos está sendo dada como resposta à Manifestação de Interesse encaminhada pelo consórcio formado pelas empresas Promon Engenharia e STR Projetos – na qualidade de agentes empreendedores – e BTG Pactual e Pátria Investimentos – na condição de estruturadores financeiros.

A manifestação de interesse será examinada na reunião do Comitê Gestor do Programa de Parcerias Público Privadas de Pernambuco, que se realiza nesta terça-feira (07/05), na sede da Secretaria de Planejamento do Estado – Seplag. O Estado já desenvolve três grandes projetos no regime: a Arena da Copa, a unidade de ressocialização de Itaquitinga e o sistema viário do Paiva.

“Foi identificada uma demanda de crescimento logístico no Litoral Norte de Pernambuco, uma vez que o Litoral Sul do Estado já está amplamente explorado com o Porto de Suape”, declara Conrado Sandim, Diretor e sócio do banco BTG Pactual.

PERFIL DO GRUPO

A Promon Engenharia é uma das maiores empresas de engenharia do Brasil, tendo atuado nos mais relevantes projetos de infraestrutura do país, enquanto a STR Projetos é referência na concepção, desenvolvimento, viabilização e gestão de projetos e empreendimentos no setor de infraestrutura e recursos naturais, especialmente em petróleo e gás. Por sua vez, o BTG Pactual é o maior banco de investimento brasileiro, sócio da STR; e o Pátria Investimentos, um dos maiores gestores de fundos de private equity do Brasil e sócio da Promon.

Os estudos deverão cobrir as formas de integração dos mais diversos agentes empreendedores nacionais e internacionais para que se associem ao projeto. Em sondagens preliminares realizadas pelo consórcio pe²-polo ecologístico, já se constatou que várias empresas nacionais e internacionais de grande porte têm interesse em instalar-se dentro do complexo industrial e utilizar-se de sofisticado sistema de logística, combinando infraestrutura de um novo porto e aeroporto.

“É importante ressaltar que, como decorrência da opção pelo formato PPP, o Governo do Estado de Pernambuco não terá qualquer gasto com o estudo de viabilidade, pois todos os custos serão integralmente cobertos pelo consórcio”, explica Maurício Rands.

Os referidos estudos focarão na avaliação da viabilidade técnica quanto à construção de aeroporto internacional para cargas e passageiros e de porto naturalmente abrigado associado à infraestrutura complementar rodoviária e ferroviária, incluindo complexo industrial.

VIABILIDADE

A viabilização deste projeto permitirá fortalecer o desenvolvimento sustentável de Pernambuco, especialmente incentivando o Litoral Norte a atingir os mesmos níveis de crescimento econômico e social do Litoral Sul. As iniciativas serão concentradas, especialmente na região dos municípios de Goiana, Igarassu, Itapisssuma, Itamaracá, Paulista, Olinda e Norte do Recife, que causará um impacto positivo na economia local e promoverá maior integração do Estado de Pernambuco com o país e o mundo.

No conceito do projeto estão contemplados com centralidade os princípios que respeitam a preservação do meio ambiente, inclusive serão estudadas as mais eficientes formas de controle da expansão desordenada e degradação ambiental que atualmente afetam o Litoral Norte. Dessa forma, deverão ser promovidas não apenas a conservação, mas igualmente a recuperação de áreas atualmente degradadas.

Fonte: SEI / Blog Falando Francamente

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.