quinta-feira, 30 de junho de 2011

O que representa o PROUPE?


Uma das grandes iniciativas do governo do estado começa a se concretizar, o PROUPE, programa que possibilitará o ingresso de estudantes nas faculdades municipais das Autarquias de Ensino Superior. O PROUPE é a versão estadual do PROUNI, um dos grandes acertos do governo Lula e que teve continuidade no governo Dilma.

Esta semana tivemos o lançamento do Proupe, no Palácio do Campo das Princesas. Foi um momento histórico, que marca o resgate de uma dívida de Pernambuco com as autarquias municipais de educação, pioneiras que são há quatro décadas na interiorização do ensino. Sempre com muita dificuldade, principalmente econômica, mas que avançaram, muitas vezes suprindo a lacuna deixa pelo estado.

Os critérios para participar do programa estão definidos em lei (projeto já assinado e enviado à assembléia) e a previsão é que no próximo semestre já esteja implementado.

Garanhuns teve nos últimos anos um papel de destaque entre as autarquias, com a AESGA, pois o processo de crescimento da instituição serviu de modelo inclusive, com a instalação de novos cursos na área de administração, e ainda Secretariado Executivo, Direito e Engenharia.

Contam-se também os cursos de pós-graduação, instalação do Núcleo de Práticas Jurídicas, apoio a instalações de conselhos e órgãos como Procon.

O Governo do Estado acaba de marcar um gol de placa, ao permitir ao estudante que precisa do programa poder ingressar nestas instituições de ensino, e estas, acabam por ser reconhecidas com um projeto de grande alcance social.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.