segunda-feira, 27 de junho de 2011

O teatro que faz falta em Garanhuns


Atendemos ao pedido do amigão Gustavo Santos, blogueiro ausente e permanente twiteiro, professor da AESGA e preocupado com o turismo e a cultura de Garanhuns, que nos enviou a sugestão sobre uma enquete com o teatro de nossa cidade. Basicamente seria saber se as pessoas sentem falta e quais os gêneros que gostariam de ver mais por aqui.

Vale antes do resultado dizer que nosso teatro é sazonal, não temos uma política de incentivo às produções e nossos artistas têm mil e outras atividades, o que acaba por desmotivar as produções. O melhor trabalho de formação é do Grupo Diocesano de Artes, mas outras instituições estão trabalhando na formação de novos artistas, como a própria prefeitura que patrocina um trabalho social com a produção do Julierme Galindo.

Durante o Festival de Inverno temos a evidência de um público maravilhoso.

Em outro momento, o Festival de Teatro, produzido pela Lílian Ferreira, movimenta também a cena.

Porém, durante o ano, não temos espetáculos que façam temporadas. Se bem que tivemos há alguns dias, a peça Vicência, baseada na obra de Luís Jardim, conseguindo se apresentar em quatro datas no Teatro Luís Souto Dourado. Mas ainda acho pouco, creio que deveríamos pensar no Centro Cultural com uma programação efetiva e perene, todas sextas e sábados. Reunir esse pessoal para pensar em uma proposta duradoura.

Temos atores, diretores, dramaturgos e técnicos de teatro em Garanhuns para iluminação, sonoplastia e tudo mais, que não ficam nada a dever da estrutura teatral dos grandes centros. Precisam de apoio.

Trazer peças de qualidade de outras cidades também é interessante, pois somente nos festivais que existe essa programação.

Vamos ao resultado, que mostra esta necessidade em nosso município.

Você sente falta de peças teatrais em Garanhuns?

Sim 72 (84%)
Não 13 (15%)

Quais gêneros teatrais você gostaria de ver mais na cidade?

Comédia 59 (77%)
Musical 33 (43%)
Dança 31 (40%)
Drama 25 (32%)

Teatro infantil 25 (32%)
Stand-up comedy 16 (21%)
Teatro de rua 14 (18%)
Tragédia 12 (15%)
Monólogo 12 (15%)
Tragicomédia 10 (13%)
Teatro de sombras 7 (9%)
Outro 7 (9%)
Teatro do oprimido 6 (7%)
Teatro de fantoches 5 (6%)
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.