segunda-feira, 6 de junho de 2011

Prefeitura investe na Formação Profissional de Centenas de Mulheres


Anualmente, cerca de 300 pessoas são capacitadas para atuarem no mercado de trabalho nas funções de Cabeleireiras e Manicures, por intermédio do Centro de Formação Profissional, ligada a Secretaria de Assistênmcia Social da prefeitura de Garanhuns.

Os cursos têm carga horária de 200 horas/aula, e são realizados num período de aproximadamente três meses. São disponibilizadas 25 vagas para cada Curso, divididos em três turmas. Cada curso é dividido em três módulos. No Centro de Formação, as alunas obtêm informações teóricas e adquirem técnicas para desenvolverem todos os procedimentos ligados à área. Todos os serviços relacionados às profissões são repassados às alunas. Elas aprendem sobre os mais recentes tratamentos capilares, como: relaxamento capilar e tintura; escova progressiva, escova inteligente e penteados.
No curso de Manicure, as alunas aprendem sobre a anatomia das unhas de mãos e pés, para só então realizar a higienenização e começarem a cutilar. Na medida em que vão se sentindo seguras, as alunas passam a esmaltar. Após isso é trabalhada a parte de atendimento ao público. “O curso é básico, mas as orientamos para que busquem meios de aperfeiçoamento, uma vez que poderão aprender outras técnicas e se ampliarem as chances de mercado”, ressalta a Coordenadora do Centro de Formação Profissional, Elba de Oliveira.

Todo o material utilizado nos cursos é fornecido pela Prefeitura. Com qualificação, as alunas podem optar em realizar atendimento domiciliar, prestar serviço em salões com profissionais mais experientes ou se fortalecer financeiramente e colocar o seu próprio negócio.
COMO PARTICIPAR - Para participar dos Cursos, é necessário atender os pré-requisitos: ter 17 anos ou mais; estar cadastrado em um dos seis CRAS da cidade; ser beneficiário do programa Bolsa-Família ou estar cadastrado em programas sociais do Governo Federal ou Estadual. Além disso, é necessário ter cursado, no mínimo, a 8ª série do Ensino Fundamental. O Centro de Formação Profissional está localizado na Praça Manoel Jardim, nº 146 – Centro.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.