sexta-feira, 17 de junho de 2011

Seminário discute Relações Étnico Raciais na Escola em Garanhuns


Dando continuidade ao trabalho do Colegiado de Gestores de Escolas Municipais, voltada aos gestores, diretores, coordenadores e educadores do ensino público municipal, idealizada e vivenciada pela Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Educação, será promovido no próximo dia 1º de julho, um Seminário, com o intuito de discutir as relações Étnico Raciais na Escola. O evento acontece no auditório do Hotel Rodrigues, de 8 as 17 horas.
O Evento contará com as participações da Procuradora de Justiça/ Coordenadora do GT Racismo, Maria Bernadete Martins de Azevedo Figueiroa e da Promotora da Infância e Juventude de Garanhuns, Marinalva Almeida, bem como dos professores Valdir Eduardo, da UFRPE/UAG e Giseuda Barros, da UPE/Campus Garanhuns. Líderes de Comunidades Quilombolas e Indígenas também participarão das discussões. A ação objetiva garantir o acesso a todos os gêneros, construindo um espaço livre de preconceito.

Na ocasião, as Leis nº. 10.639/03 e 11.645/08, que tratam do combate ao racismo, também serão discutidas, uma vez que buscam implementar práticas pedagógicas que considerem positivamente as relações étnico raciais nas instituições de ensino. “Não podemos ficar às margens de discussões como essa. Com isso, a função social da escola vai se ampliando”, declarou a Secretária de Educação Edilene Vilaça.
Confira a programação do Seminário Municipal - DISCUTINDO AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA:
8h - Credenciamento
- Acolhimento – Apresentação Cultural
- Abertura
- Mesa: Implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 – desafios e perspectivas, Dra. Maria Bernadete Martins de Azevedo Figueiroa – Procuradora de Justiça/ Coordenadora do GT Racismo.
Dra. Marinalva S. Almeida – Promotora de Justiça Civil/ Vara da Infância e Juventude
- Debate
- Palestra: Racismo Institucional - Prof. Valdir Eduardo – UFRPE/UAG
- Debate
- Mesa: Relato de projetos desenvolvidos em escolas municipais Professores de Escolas Municipais.
14h - Palestra: Diretrizes Curriculares para a Educação Étnico-Raciais - Prof. Valdir Eduardo – UFRPE/UAG e Profª. Giseuda Barros – UPE/Campus Garanhuns
- Debate
- Identidade Afro e Indígena – processo em construção?.
- José Carlos – Líder da Comunidade Quilombola Castainho
- Maristela – Índia Fulni-“ô” / Coordenadora Geral de Escolas Indígenas de Águas Belas.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.