sexta-feira, 15 de julho de 2011

Círculo de Leituras na programação Berlinda Palavra no Festival de Inverno de Garanhuns


O projeto Círculo de Leituras traz o autor para perto do leitor, dá voz, coloca-o frente a frente para uma conversa franca e informal sobre o livro e a paixão de ler. Alimenta trocas, instiga a criatividade, estimula quem escreve e quem lê. O sucesso do modelo apresentado já foi testado e comprovado em caráter experimental nos festivais “Pernambuco Nação Cultural” nas cidades de Pesqueira e Garanhuns. Desta vez integra a programação Berlinda Palavra criada pela Coordenadoria de Literatura da Secretaria de Cultura de Pernambuco, para o FIG 2011.

A cada dia, são apresentados dois convidados. Um mediador recepciona os escritores e os apresenta ao público e coordena os debates. Cada um fala da sua obra, do seu universo, da provocação que lhe é feita pelo tema proposto. A palavra escrita ganha corpo ao vivo em breves leituras de textos dos autores. Logo após, a palavra é aberta ao público para perguntas, ampliando e fechando o Ciclo de Leituras.

Escritores de reconhecido mérito cultural compõe o corpo de palestrantes, selecionados pelo curador, escritor e jornalista Marcelo Pereira, mediados pelo poeta, dramaturgo e jornalista Manoel Constantino. O projeto faz circular a produção literária pernambucana, pois se entende que a publicação de um livro é apenas uma etapa intermediária da cadeia de leitura. Sidney Rocha, Cícero Belmar, Samarone Lima, Paulo Santos, Cida Pedrosa e Wilson Freire são os palestrantes convidados.

SERVIÇO

CÍRCULO DE LEITURAS no XXI Festival de Inverno de Garanhuns
de 18 a 20 de julho de 2011

Segunda, 18/7

Dois sertanejos na metrópole - como a visão de mundo de dois escritores se transformou ao sair do sertão para a cidade grande.
Cícero Belmar, jornalista e romancista
Sidney Rocha, escritor e editor

Terça, 19/7

Senhores do destino - recompor biografias e dar voz ao passado: pesquisa e ficcionalização da história.
Paulo Santos de Oliveira, jornalista e romancista
Samarone Lima, jornalista e escritor

Quarta, 20/7

Literatura em voz alta - o ritmo e a pulsação no texto literário; a musicalidade das palavras, a dicção correta para fazer poesia, para narrar um conto ou um romance.
Cida Pedrosa, produtora cultural e poetisa
Wilson Freire, escritor e cineasta

16h30 – Entrada Franca

Academia de Letras de Garanhuns
Rua 15 de novembro, 287, Santo Antônio, Garanhuns, PE

Realização:
Coordenadoria de Literatura
Secretaria de Cultura
Governo de Pernambuco

Apoio:
Academia de Letras de Garanhuns

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.