segunda-feira, 18 de julho de 2011

Faltou espírito de seleção


Até melhorou nos últimos dois jogos, mas não a ponto de conquistar o torcedor. A verdade é que a seleção brasileira eliminada precocemente da Copa América em nenhum momento se portou como uma seleção, parecia uma vitrine de excelentes jogadores que pensavam mais no visual, na vaidade, no brinco de pérolas que propriamente em vencer as partidas.

Precisou o capitão Lúcio, que também não jogou bem, deixando uma zaga nervosa ao lado de Thiago, chamar a atenção dos novatos de que o símbolo na frente da camisa é mais importante que o nome impresso atrás.

A empáfia era tão grande que neste jogo contra o Paraguai, Neymar chegou a perder um gol na cara do goleiro, depois de receber um passe de Robinho, e em vez de mostrar indignação e a infelicidade, os dois se abraçaram numa alegria irritante, como se dissessem - "óia só como nóis joga bola! Nóis semo demais". E o país sofria um resultado ameaçador que viria a se materializar mais na frente.

Acho que Mano Menezes é culpado em parte. Na escalação, não! O time é basicamente aquele ali, não ficou nenhum jogador que o povão pedisse e ele tenha deixado de convocar. Quem devia estar ali, estava. Faltava talvez um Hernanes, Um atacante fazedor de gols, mas este produto está em falta no futebol brasileiro. Portanto, o time era aquele. E Mano exigiu demais de Ganso, nunca colocando alguém para jogar ao seu lado, aumentando sua responsabilidade e deixnado-o facilmente marcado.

E Mano mexe no time muito errado. A cada alteração muda tudo, o lateral vai pro meio, o atacante recua, o zagueiro vai pra ponta. Aí depois ele precisa fazer outra pra ajeitar a burrada que fez. Uma coisa que desestrutura sempre a seleção. O time sempre piora depois das alterações, quando deveria ser o contrário.

Mas o fato é que há o problema psicológico, endeusaram tanto Neymar, Pato e Ganso que a meninada chegou na Copa América achando que ia ganhar fácil, ia dar show, fazer gracinhas, comemorações coreografadas, dancinhas pra lá e pra cá, até deram uma geral nos infelizes cabelos para aparecerem melhores nas fotos. Ridículos, novos ricos que não sabem o que fazer para aparecer e gastar dinheiro.

Aí está, a preocupação maior era com suas imagens, muito mais que com a própria seleção brasileira.

Porém, não tem muito o que fazer, os jogadores são aqueles mesmos. Tem que trabalhar a cabeça da meninada, dar uma alterada na zaga, goleiro (pelamordeDeus, até quando Júlio Cesar vai ficar levando gols assim na seleção?), e se Mano quiser continuar no comando, deve voltar a fazer o trivial, levar alguém pra conversar sobre o time e as alterações, e BOTAR O PÉ DOS BATEDORES DE PENALTY NA FORMA!

Perder quatro penaltys seguidos é uma vergonha!!! Nunca havia visto isto no futebol mundial!

A verdade é que os meninos em nenhum momento acharam que poderiam perder, e pra ganhar o time tem que ter o medo de perder, respeitando sempre o adversário!

E aí alguém disse, mas a Argentina também perdeu! Meu amigo, a Argentina é problema deles!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.