segunda-feira, 4 de julho de 2011

FIG - Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil

O engenheiro Paulo Camelo esteve em Brasília e apresentou uma proposta e integrantes do seu partido, como o senador garanhuense Randolph Rodrigues, eleito pelo Amapá, e ao deputado federal pelo Rio de Janeiro, Chico Alencar, para tornar o Festival de Inverno de Garanhuns um patrimônio cultural e imateiral nacional.
Esse status em Pernambuco o Festival já tem desde 2009, quando a então deputada estadual Terezinha Nunes, do PSDB, apresentou e viu ser aprovada a lei 13.878, em setembro daquele ano.

Agora, a proposta é conseguir a nacionalização do reconhecimento, e os referidos parlamentares já se comprometeram a apresentar a proposta, em projeto de lei.

E mais, o senador confirmou a sua presença no Festival de Inverno deste ano.

Resta saber, se aprovado o projeto, os recursos advirão do Ministério da Cultura? Quem realizaria o FIG, a própria Fundarpe, com os recursos federais? Creio que sim, mas poderíamos pensar em um crescimento no calendário, levando o FIG a ocupar todo o mês de julho, com diferentes programações, deixando os grandes shows para os finais de semana, e os demais segmentos culturais tendo mais espaço. Depois debato essa questão.

Por hora, só dizer que a proposta do Paulo Camelo é bastante interessante, e pode trazer os olhos do país para nosso evento, e por consequência, para nossa cidade e região.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.