quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Axé no FIG - Final da enquete e da polêmica!

Margareth Menezes cantou seu axé no Festival. Depois disso abriu-se uma discussão se no FIG caberia este e outros gêneros musicais. Defesas de lá, defesas de cá.

Fica claro que existem duas correntes bem definidas.

a) Acredita que o Festival é o encontro de todas as manifestações culturais e musicais. Por isso caberia o axé. Incluímos no mesmo argumento o sertanejo universitário, o forró de banda e o pagode. Os defensores destes gêneros sentem-se excluídos da programação do Festival, já que outros ritmos menos identificados com a região como o funk e o samba, estão sempre na programação a cada ano.

b) A outra corrente, não entende o Festival como um evento de todas as manifestações. Seria sim, um encontro de cultura pernambucana, agregando artistas e segmentos culturais de outros estados, que não estejam diretamente ligados à indústria musical, que privilegia o lado comercial em relação à qualidade musical. Por isso abre espaço para o samba, a MPB e o pop nacional, entre outras manifestações populares como o brega e o hip hop. Os defensores desta proposta também se acham excluídos, não do FIG, mas da atual mídia brasileira e dos eventos regionais. Rádios, TVs, revistas, internet, e os eventos regionais têm espaço somente hoje em dia justamente para os gêneros, em tese, excluídos do Festival de Inverno.

Diante desta polêmica levantada no facebook e debatida por formadores de opinião, resolvemos colocar a enquete para ouvir nossos e-leitores. Dois textos foram também publicados. O de Betinho, que defendeu a inclusão do axé e o convite a Margareth Menezes, e o que assinei, colocando a contraposição.

Pelo resultado da enquete, vê-se que não há uma predominância, portanto creio que se faz necessário discutir-se o Festival, esclarecendo seu perfil, e ampliando a visão que todos têm sobre ele, pois uma coisa é certa, todos têm sugestões e críticas, que infelizmente não têm onde nem para quem dizer.

Vamos ao resultado.

Você aprovaria a inclusão de axé, bandas de forró e sertanejo universitário no Festival de Inverno?


Sim 170 (47%)
Não 188 (52%)
.
Total de 358 votos.
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.