sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Boa notícia - Teste da Orelhinha é oferecido gratuitamente em Garanhuns


O Hospital Municipal Santa Terezinha, unidade ligada a Secretaria Municipal de Saúde, oferece gratuitamente, desde 2008, o exame de Emissões Otoacústicas Evocadas, o popular Teste da Orelhinha, para todas as crianças nascidas no Município. O exame, que precisa ser realizado nos primeiros 90 dias de vida do bebê, tem o objetivo de detectar precocemente alguma perda auditiva ou surdez na criança.

O atendimento a esses pequenos pacientes acontece no Hospital Municipal as terças, quartas e quintas-feiras, das 8 às 10 horas, por ordem de chegada. Os pais ou responsáveis devem comparecer ao local com a criança e munidos do cartão de vacinação do recém-nascido, além do encaminhamento médico do hospital onde foi realizado o parto, ou do Posto do Programa de Saúde da Família (PSF) onde estão cadastrados. No Hospital Municipal Santa Terezinha, após o parto, mãe e filho já são liberados com o exame agendado.

De acordo com a fonoaudióloga responsável pelo Teste da Orelhinha no Hospital Municipal, Rafaela Lima, o Exame é muito importante para impedir déficits cognitivos e auditivos no futuro, além disso, é rápido e indolor. “Após o exame, se for detectada alguma alteração, a criança será encaminhada ao Recife para que seja feito um diagnóstico completo, e posteriormente, passará por um acompanhamento fonoaudiológico aqui mesmo no Município”, explica a fonoaudióloga, Rafaela Lima.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.