sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Caminhantes do Parque comemoram os 30 anos do Relógio das Flores de Garanhuns

Trago do facebook este texto postado pela jornalista Waldéria Santana, atualizando para janeiro. Recebemos do amigo Valter, um dos coordenadores do grupo, o convite, além das camisetas e um belo relógio com o ponto turístico.

Este grupo de caminhantes do Parque Euclides Dourado é uma das grandes iniciativas nos últimos anos em nossa cidade, fazem o bem, incentivam a saúde e o bem estar, sem envolvimento político, somente pensando em viver a cidade intensamente, seus pontos turísticos, sua história e privilegiando a amizade!

Parabéns a todos! Estaremos lá.
.

Estão todos convidados para a caminhada dos 30 anos do Relógio de Flores. Os “Caminhantes do Parque Euclides Dourado, Abraçando Garanhuns”, resolveram festejar este tão importante marco, que se tornou histórico e faz parte do patrimônio cultural e turístico de Garanhuns.

Os 30 anos de um dos maiores cartões postais do município, acontecerá no dia 22 de janeiro de 2011.

A caminhada sairá do Parque Euclides Dourado as 06h30, percorrerá a Av. Rui Barbosa seguindo até o Relógio de Flores, chegando na Praça Tavares Correia, lá, junto com o Arraiá de Gláucio Costa , os Caminhantes do Parque darão inicio aos festejos. Todo mundo está convidado.

O Relógio de Flores foi criado através de uma idéia, (vinda na época) do então secretário de Turismo e Cultura e Esportes Francisco Bandeira de Melo, que viajando à Suíça, viu por lá em uma cidade serrana, onde o clima e a altitude lembravam Garanhuns, um relógio de flores, fotografou o relógio e, em sua volta, apresenta ao então prefeito Ivo Amaral (1977/1982), que encampou a idéia e tratou de confeccionar para o município um protótipo do relógio Suíço, e que fosse instalado na Praça Tavares Correia. Sua fabricação e meramente nacional DIMEP/TAGUS e custou aos cofres do município CR$ 420,000,00 (quatrocentos e vinte mil cruzeiros).

Participaram deste projeto a EMPETUR, o secretário de obras; João Inocêncio Filho,o secretário de planejamento; Jaime Pinheiro e o arquiteto; Marcilio Reinaux Maia

O Relógio de Flores foi inaugurado no dia 25 de janeiro de 1981, com a presença do secretário Francisco Bandeira Melo, o presidente da EMPETUR; Ricardo Costa Pinto, o prefeito Ivo Amaral, e varias autoridades junto com a sociedade garanhuense. Na ocasião o então prefeito disse que; a partir daquele momento o Relógio de Flores passaria a ser um referencial para Garanhuns e seria um local de visitação permanente para os turistas, bem como um novo cartão postal da nossa cidade. Lembramos que após 30 anos de implantação e funcionamento, ainda hoje, é o único existente em todo o norte/nordeste do Brasil.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.